Curitiba tem programação que celebra memória de Zumbi dos Palmares; confira
Ações acontecem no Memorial de Curitiba, nas Ruínas de São Francisco e no Parque Linear da Arthur Bernardes.
Curitiba tem uma programação especial nesta quarta-feira (20), em memória ao líder quilombola Zumbi dos Palmares. Hoje, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado pela primeira vez como feriado nacional. As ações são gratuitas e ocorrem em diferentes pontos da cidade.
A data de 20 de novembro é um reconhecimento à história de resistência do Quilombo dos Palmares, formado na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas, por volta de 1580. Palmares foi o maior refúgio de negros da América Latina, chegando a reunir 20 mil pessoas, a maioria delas escravizados que fugiram dos engenhos da Bahia e de Pernambuco.
Em 1694, o quilombo foi destruído e, em 20 de novembro do ano seguinte, seu líder, Zumbi dos Palmares, foi assassinado, daí a relevância simbólica da data para a população afrodescendente.
A programação em alusão ao Dia da Consciência Negra em Curitiba é totalmente gratuita e acontece no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico, a partir das 14h.
O Conselho Municipal de Política Étnico-racial (Comper) e outros parceiros participam da realização dos eventos da edição Ubuntu – palavra de origem africana que significa “eu sou porque nós somos”.
Até as 19h, irão se revezar no palco do local os grupos Baquetá e Encantados, os cantores Wes Ventura, Rúbia Divino e Janine Mathias, além de integrantes da Escola de Samba Mocidade Azul.
Enquanto os artistas se apresentam, também estará acontecendo na Praça Iguaçu do Memorial a Feira de Afro-empreendedores e duas exposições: “Bonecas negras: ancestralidade através do artesanato”, organizada pelos artesãos Jean Guilherme da Silva e Alessandra de Fátima Martins Ferreira, e “Negras mães”, mostra fotográfica itinerante com curadoria de Cris Camargo.
Sarau nas Ruínas de São Francisco
Subindo a rua, nas Ruínas de São Francisco, acontece o “Sarau periférico”. As apresentações começam às 13h com capoeira, batalhas de breaking e shows de artistas como DJ CRock, Síndrome, Mitay e o grupo DMN, referência no rap nacional.
A programação nas Ruínas vai até as 21h, com as apresentações de Sombra, Funk Buia, Preta Rara e Lauren Priscila. O evento é organizado pelo coletivo Núcleo Periférico, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e financiamento do Prêmio Cultura Viva para Pontos e Pontões de Cultura, do Ministério da Cultura.
Racismo ambiental é destaque na Arthur Bernardes
O Dia da Consciência Negra em Curitiba também terá uma programação para toda a família na tarde desta quarta-feira (20) na Avenida Arthur Bernardes, no bairro Vila Izabel. O local abriga um Parque Linear de cerca de dois quilômetros, e recebe obras da Prefeitura de Curitiba para o projeto do Inter 2, sob o alto custo de corte de 642 árvores.
A luta contra o racismo ambiental, que envolve a defesa dos direitos humanos e ambientais, será debatida em uma roda de conversa, a partir das 15h.
O local também receberá uma oficina de desenho com tintas naturais, oficina de bordados, prática de yoga e adestramento de cães, além da leitura do livro “Enedina Marques”. Enedina foi uma mulher negra, filha de escravos libertos, e formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná em 1945. Além da primeira engenheira negra do Brasil, Enedina Marques também foi professora – ela foi homenageada com uma estátua na Boca Maldita.
O evento é promovido pelo Grupo SOS Arthur Bernardes, formado por moradores e comerciantes do entorno do Parque Linear da avenida. O movimento já colheu 15 mil assinaturas em um abaixo-assinado que pede a revisão do projeto na Avenida Arthur Bernardes, com menor impacto ambiental e social.
Também haverá a arrecadação de brinquedos e livros para o Natal Solidário.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.