Criança desaparece após ser levada por enxurrada em General Carneiro
A menina estava no colo da mãe quando foi arrastada pela água
Uma criança de dois anos desapareceu após ser levada por uma enxurrada em General Carneiro, no Sul do Paraná, na madrugada desta quinta-feira (7). Profissionais da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e voluntários trabalham nas buscas nos rios Torino e Jangada.
De acordo com o porta-voz da Defesa Civil, Marcos Vidal, a residência da família da menina começou a ser invadida pela água durante um temporal que atingiu a cidade e a tragédia aconteceu quando os pais tentavam sair com os filhos para um local seguro. Ela estava no colo da mãe, mas acabou escapando.
“A informação inicial que chegou para a gente é que essa família estava em seu local de residência quando as águas começaram a subir, uma enxurrada forte, e no momento em que elas estavam saindo para deixar esse local, para ir para um local seguro, juntamente com os demais filhos, essa criança, que é a mais nova, estava no colo e acabou escapando. Eles não conseguiram segurar e ela foi levada pelas águas e não conseguiram encontrar depois e agora está desaparecida”, explicou.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o volume acumulado de chuva em General Carneiro foi de 84,2 milímetros em 12 horas, o equivalente ao esperado para o mês de novembro inteiro.
Conforme a Defesa Civil, pelo menos 200 pessoas precisaram sair de suas casas por conta de alagamentos. O Governo Estadual aponta que mais de 1,7 mil foram afetadas pelas fortes chuvas, a maioria (1,4 mil) vive em situação de vulnerabilidade social.
O temporal também danificou ruas, destruindo parte do asfalto e causando o desmoronamento de muros. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informou que a PR-170, próximo a General Carneiro, também foi atingida por escorregamento de material devido às fortes chuvas. Equipes do DER/PR estão atuando na limpeza da pista e remoção de barreira e a previsão é de que os serviços sejam concluídos até o final desta tarde. O tráfego está liberado no trecho, com restrição parcial somente onde são realizados os trabalhos.
Com informações de Olivia Marques, da BandNews Curitiba
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.