
Corpos de vigilantes desaparecidos na represa do Passaúna são encontrados
O barco utilizado pelas vítimas foi encontrado virado na quarta-feira (27)
Os corpos dos dois vigilantes que desapareceram após o barco em que estavam virar na represa do Passaúna, em Araucária, na Grande Curitiba, foram encontrados no fim da manhã desta quinta-feira (28). O acidente aconteceu por volta das 9h30 da quarta-feira (27).
O Corpo de Bombeiros confirmou a localização das vítimas, mas ainda não deu detalhes sobre onde elas estavam.
Mais de 15 bombeiros atuaram nas buscas. Os trabalhos incluíam equipes especializadas Grupo de Operação de Socorro Tático (Gost), utilização de um sonar e apoio de drones da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
A represa do Passaúna integra o sistema de abastecimento de água para a população de Curitiba.
Vigilantes desaparecem na represa do Passaúna
Os dois vigilantes, com idades de 26 e 33 anos, trabalhavam para uma empresa terceirizada da Sanepar, responsável pela área de proteção ambiental.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, na manhã de quarta, uma pessoa ligou para a corporação após ouvir pedidos de socorro vindos do rio. Ela relatou que correu para o local, mas quando chegou só avistou a embarcação virada na água.
Logo no início das buscas, os bombeiros localizaram um colete da empresa que faz segurança da represa, com crachá de identificação. Os socorristas entraram em contato com a empresa e foram informados que o barco é utilizado para monitoramento da represa e que havia dois seguranças a bordo.
O que diz a Sanepar
Em nota, a Sanepar lamentou o falecimento dos trabalhadores e expressou sua solidariedade aos familiares e colegas das vítimas. A companhia ainda destacou que o contrato fechado com a empresa da qual os vigilantes eram funcionários diretos prevê treinamento e uso de equipamentos de segurança (EPIs).
“A Sanepar informa ainda que o contrato com a empresa responsável pela vigilância prevê treinamentos, manutenções em equipamentos e uso de equipamentos de segurança (EPIs) e que todos os funcionários contratados observem, respeitem e cumpram com as Normas de Segurança do Trabalho e demais Regulamentos e Normativos da SANEPAR. A companhia está à disposição para colaborar com as investigações”, diz um trecho do comunicado.
Outro afogamento na represa do Passaúna
Também nesta quinta, foi encontrado o corpo de um homem de 45 anos que sumiu enquanto pescava na represa do Passaúna em Campo Largo, na região metropolitana da capital. A vítima estava presa na rede de pesca.
Conforme o Corpo de Bombeiros, eles foram alertados por homem que afirmou ter visto um barco virado na represa e disse que poderia se tratar de um amigo que saiu para pescar na quarta-feira (27) e não retornou.
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.