Com time reserva, Coritiba perde de virada para a Chape e amplia vexame na Série B
Apesar de aumentar a humilhação na temporada, a derrota não muda em nada a vida do Coxa, que disputará a Bezona de novo em 2025.
Cumprindo tabela, o Coritiba perdeu para a Chapecoense, de virada, por 2 a 1, na tarde deste domingo (17), em jogo fraco tecnicamente na Arena Condá, em Chapecó (SC). A partida foi válida pela 37ª rodada e ampliou o vexame do Alviverde na Série B do Campeonato Brasileiro.
O português Josué, de pênalti, marcou o golzinho do Coxa no jogo protocolar, ainda no primeiro tempo. Peroti, de cabeça, e Tárik, em chute de longa distância, viraram para o time catarinense.
Sem qualquer pretensão esportiva nesta reta final de Série B, o técnico interino Guilherme Bossle preteriu boa parte dos atletas que vinham atuando no time titular, e levou a campo uma equipe praticamente reserva, sob a justificativa de rodar o elenco.
Apesar de aumentar a humilhação na temporada, a derrota não muda em nada a vida do Coxa na disputa, que permanece na 10ª colocação, com 50 pontos. O clube jogará a Bezona em 2025, pela sétima vez na era dos pontos corridos.
Já a Chape celebra o resultado, que também garante o clube na Série B, e sela o rebaixamento da Ponte Preta.
A despedida melancólica do Coritiba da temporada 2024 ocorre diante da torcida. O time recebe o Botafogo-SP no Couto Pereira, a princípio no domingo (24), às 18h30 – o jogo poderá ser antecipado pela CBF, já que ambos não disputam nada na última rodada.
Joguinho fraco tecnicamente no péssimo gramado da Arena Condá
O Coritiba entrou no péssimo gramado da Arena Condá desfigurado, com um time recheado de jogadores que pouco atuaram na temporada. A Chape, que precisava pontuar para selar a permanência na Série B, arrematou duas vezes já nos primeiros minutos, mas sem perigo para o goleiro Benassi, que fazia sua estreia no campeonato.
Aos 23 minutos, Rafael Carvalheira alçou a bola para Marcinho na área. Benassi sai catando borboletas, mas a zaga afastou providencialmente a bola. Depois disso, as chances minguaram.
Com exceção de dois chutes de longa distância, com Josué e Thalisson, o Alviverde custou a emplacar alguma chance efetiva no primeiro tempo. Aos 38, Marcelinho cortou cruzamento de Lucas Ronier com a mão. Pênalti confirmado com o auxílio do árbitro de vídeo. Na cobrança, o português Josué deslocou Léo Vieira para abrir o placar: 1 a 0.
🕑 1T | ⏱ 41' | ⚽ Gol do nosso português. Josué faz o primeiro do Coxa!
— Coritiba (@Coritiba) November 17, 2024
🎥 Premiere
🟢 #ACFxCFC | 0x1
⚪️ #SomosCoxa pic.twitter.com/TTr1CHuwGL
Lá vem a Chape…
Precisando do empate para não se complicar na última rodada da Série B, a Chape se lançou ao ataque na etapa final. Logo no primeiro minuto, Ítalo aproveitou a sobra após cobrança de escanteio e por muito pouco não marcou.
Dois minutos depois, o mesmo Ítalo invadiu a área e tentou surpreender Benassi – a bola triscou a trave esquerda.
A resposta veio com Wesley Pomba, que ganhou da marcação e saiu cara a cara com o goleiro, mas jogou sobre Léo Vieira.
O time catarinense seguiu mais agudo no jogo. Em cobrança de lateral para o miolo da área, Peroti, mesmo marcado dois dois zagueiros, cabeceou forte para as redes: 1 a 1.
A Chapecoense virou o jogo logo na sequência: o volante Tárik arriscou do meio da rua, a bola desviou em Thalisson e traiu o goleiro Benassi.
Com ritmo – e qualidade – de pelada, e o placar consolidado, o jogo seguiu com poucas emoções até o fim.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.