UFPR busca voluntários para estudo sobre o uso de cigarro eletrônico
Pessoas acima de 18 anos, que sejam usuárias dos dispositivos há pelo menos três meses, podem se candidatar
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai comandar estudos sobre o uso de cigarro eletrônico. Viabilizados por meio do Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória (Laficar), ligado ao Departamento de Fisioterapia da universidade, três estudos são desenvolvidos sobre esse tema. Para dar sequência, a UFPR busca voluntários para as pesquisas sobre o uso de cigarro eletrônico.
A comercialização de cigarros eletrônicos é proibida no Brasil desde 2009. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proíbe também a importação, o armazenamento, o transporte e a propaganda. E, vai além, proibindo, ainda, o uso em locais fechados, públicos ou privados.
O Paraná está no topo da lista entre os usuários de cigarros eletrônicos no Brasil. De acordo com o Instituto de Pesquisas (IPEC), houve um crescimento de 600% no uso de cigarros eletrônicos no país em seis anos, com três milhões de usuários adultos.
Para frear o consumo, a Lei Antifumo de Curitiba foi atualizada. Além do reforço à proibição do uso em locais fechados, as placas que sinalizam a proibição ao fumo devem apresentar imagens de cigarros eletrônicos.
Pesquisas da UFPR sobre o uso de cigarro eletrônico: como e por que ser voluntário
As pesquisas sobre o uso de cigarro eletrônicos buscam avaliar a saúde dos usuários e o grau de dependência do uso das substâncias. Os primeiros resultados apontam um alto grau de dependência entre os usuários jovens, de 20 a 24 anos. Além disso, demonstram um comprometimento físico-funcional dos participantes.
Podem ser voluntários para as pesquisas sobre o uso de cigarro eletrônico da UFPR: pessoas acima de 18 anos, de qualquer sexo, usuárias dos dispositivos há, pelo menos, três meses. Os participantes passarão por uma série de exames e responderam a um questionário. Ao todo, a avaliação leva cerca de 30 minutos. Após isso, o voluntário receberá um laudo com os resultados e as interpretações das avaliações. E, também, uma cartilha com orientações de prevenção à saúde, relacionadas ao uso de cigarros eletrônicos. Para se candidatar, é necessário entrar em contato com as pesquisadoras.
Para ser voluntário nas pesquisas sobre o uso de cigarro eletrônico comandadas pela UFPR, entre em contato com:
Gabriella Ferreira (41) 99777-1470
Gabriele Kapp (41) 99805-6799
Serviço
Quem: pessoas acima de 18 anos, que usam cigarro eletrônico há, pelo menos, três meses
Onde: Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (DPRF) da UFPR, no Campus Jardim Botânico (R. Coração de Maria, 92, Jardim Botânico, Curitiba/PR)
*Com informações de Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui