Cidades
Três parques do Paraná estão entre os mais visitados do país
Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST-PR

Três parques do Paraná estão entre os mais visitados do país

A Ilha do Mel foi a 6ª Unidade de Conservação (UC) estadual que mais atraiu turistas em 2023, com 172.952 pessoas

paranaportal - sexta-feira, 28 de março de 2025 - 16:53

Os parques Nacional do Iguaçu, no Oeste do Paraná, Estadual do Monge, na Região Metropolitana de Curitiba, e a Ilha do Mel, no Litoral, estão entre as unidades de conservação que mais atraíram turistas em 2023. O levantamento inédito, produzido pelo Instituto Semeia, de São Paulo, analisou os dados de visitação de 308 parques nacionais e estaduais.

De acordo com o estudo, chamado de visitômetro, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, terminou 2023 como o segundo com mais turistas (1.800.225 pessoas), atrás apenas da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 4.464.257 – o local tem como principal atração o Cristo Redentor, emblemático cartão-postal do país. 

Entre os parques estaduais, a Ilha do Mel foi a 6ª Unidade de Conservação (UC) estadual que mais atraiu turistas em 2023, com 172.952 pessoas; o Parque Estadual do Monge, na Lapa (RMC), ficou em 9º, com 83.871 visitantes. O Parque do Cocó, no Ceará, liderou o ranking com 598.748 visitas.

“Aparecer entre as Unidades de Conservação mais visitadas do País demonstra que estamos no caminho certo da estruturação e da gestão do patrimônio Natural do Paraná. É um resultado da maior importância, que precisa ser comemorado. Mas há, sem dúvidas, espaço para avançarmos ainda mais”, destaca Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), órgão que administra os parques. 

O Instituto Semeia é uma organização filantrópica voltada para potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e Unidades de Conservação brasileiras. Já o IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

Ilha do Mel

Cerca de 81% da superfície da ilha constitui uma Estação Ecológica, tendo como objetivo a preservação e reconstituição de manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais, e cerca de 12% abrangem um Parque com objetivo de preservação e reconstituição dos seus ambientes naturais de praia, costões rochosos, importantes remanescentes da Floresta Ombrófila Densa Submontana e de Terras baixas associada à Floresta de Restinga, proporcionando a proteção integral da diversidade biológica.

O Parque Estadual tem 337,84 hectares e a Estação Ecológica 2240,69 hectares, sendo cerca de 93% da Ilha protegida por unidades de conservação.

Parque do Monge

O Parque Estadual do Monge está localizado na Lapa, a aproximadamente 3 km da sede do município. Ele recebeu este nome por possuir uma gruta que teria sido abrigo do monge João Maria D’Agostini, entre 1847 e 1855. O monge se dedicou ao estudo de plantas da região, fazendo orações públicas e medicando enfermos, tornou-se assim um líder religioso.

As principais atrações do Parque caminham na direção do turismo religioso, com a Gruta do Monge e uma fonte que, segundo a crença popular, seria milagrosa.

*Com AEN

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe