
100% curitibano, serviço Telegramática completa 40 anos
A ferramenta gratuita ofertada desde 1985 resistiu ao tempo e a tecnologia, e tira dúvidas da língua portuguesa por ligações telefônicas.
O serviço Telegramática, ofertado desde 1985 pela Prefeitura de Curitiba, completa 40 anos como referência em qualidade e confiabilidade. A ferramenta, disponível gratuitamente por meio de consultas telefônicas, resistiu ao tempo e, mesmo na era digital, realiza cerca de mil atendimentos telefônicos por mês.
Por meio do serviço é possível esclarecer dúvidas sobre crase, pontuação e utilização da vírgula, por exemplo. Ao longo desses 40 anos, foram realizados cerca de dois milhões de atendimentos, com ligações de moradores de Curitiba, outras cidades do Paraná e até de outros estados.
“Mesmo com sites de busca, inteligência artificial, corretor automático, o serviço do Telegramática segue como referência. O diferencial é o atendimento personalizado, a explicação que o cidadão consegue, ele tem acesso a uma aula de gramática, ele aprende. Isso tem mantido nosso público fiel por tantas décadas”, afirma o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.
Segundo a gerente do Núcleo de Mídias Educacionais, Haudrey Foltran Cordeiro, o público que mais utiliza o serviço é formado por revisores, jornalistas, advogados e estudantes que estão concluindo teses, dissertações ou TCCs.
A equipe de atendimento é composta por professoras. Apesar de hoje o sistema oferecer o envio das perguntas por e-mail/portal, a maioria das pessoas ainda prefere o contato telefônico.
Interação insubstituível
Os fãs do serviço destacam justamente o contato humano como diferencial. O escritor Gerson Maciel de Oliveira é um dos mais assíduos usuários.
“É simplesmente excelente. Eu ligo desde o início, sempre que preciso dar mais elegância a alguma frase, melhorar um trecho da história, consulto o Telegramática. A inteligência artificial não consegue fazer isso, não me atende no que eu realmente preciso”, comenta o escritor.
“A tecnologia não pode substituir a criatividade do ser humano, ela ajuda, mas não sempre”, opina Oliveira.
O Telegramática foi um dos primeiros do gênero no Brasil, inspirado no Grammarphone, serviço de tira-dúvidas da língua inglesa que foi implantado em 1979 na cidade de Arkansas, nos Estados Unidos.
Na década de 1980, a versão curitibana foi viabilizada por meio de parceria da Prefeitura com a Telepar, a então companhia estatal de telefonia fixa.
Contatos do Telegramática
Telefones: (41) 3350-3642 / (41) 3350-3645
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.