Cidades
Tamanduá-mirim com vários ferimentos é resgatado no Noroeste do estado
Foto: IAT Umuarama

Tamanduá-mirim com vários ferimentos é resgatado no Noroeste do estado

O animal silvestre apresentava machucados na cauda, no pescoço e nas patas; ele foi levado para uma clínica veterinária da UFPR

paranaportal - segunda-feira, 10 de março de 2025 - 14:41
Banner Asfalto

Um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) com vários machucados foi resgatado por técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) em Xambrê, no Noroeste do Paraná, nesta segunda-feira (10). 

De acordo com o IAT, o órgão ambiental foi acionado por funcionários da Prefeitura do município após o animal ter sido encontrado em uma estrada rural com ferimentos na cauda, no pescoço e nas patas.

Ao chegar no local, a equipe transportou o tamanduá para a clínica veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Palotina, na mesma região do estado, onde ele passará pelos tratamentos necessários até que possa retornar à natureza.

Também chamado de tamanduá-de-colete devido à coloração amarela e pelos pretos que formam um desenho semelhante a um colete, o tamanduá-mirim é um animal característico da região. Se alimenta, principalmente, de formigas e cupins e mede entre 93 centímetros e 1,5 metro de comprimento com a cauda.

Denuncie

Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.

Se preferir, outra opção é ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

*Com AEN

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe