Projeto propõe uso de radares de trânsito no combate a furtos e roubos de veículos em Curitiba
A ideia é aproveitar a tecnologia já existente no combate ao crime
Uma proposta para que as câmeras de radares de trânsito sejam integradas aos sistemas de segurança pública de Curitiba foi protocolada na Câmara Municipal. A ideia é que as imagens sejam usadas, em tempo real, para a captura de placas de veículos furtados ou roubados.
De acordo com o vereador Da Costa (União), autor do projeto de lei, essa integração aproveita a tecnologia já existente sem a necessidade de grandes investimentos em novos equipamentos.
“O sistema proposto busca a integração das câmeras de monitoramento com as forças de segurança pública, como a Guarda Municipal, as polícias Civil e Militar e as agências responsáveis pelo tráfego de veículos, criando uma rede colaborativa que facilite a troca de informações em tempo real”, diz um trecho da justificativa da matéria.
O parlamentar ainda destaca que os radares mais modernos de Curitiba são equipados com o sensor Doppler, que além da velocidade, também registra infrações como a parada sobre a faixa de pedestres, o avanço do sinal vermelho e conversões proibidas.
“Se existem tantos radares tecnológicos para punir e multar, podemos utilizá-los em favor da população, combatendo o crime”, argumenta o vereador em seu primeiro projeto de lei protocolado na Câmara Municipal.
*Com Câmara Municipal de Curitiba
LEIA TAMBÉM:
- Projeto cria programa para população proteger animais de rua em Curitiba
- Curitiba pode autorizar sepultamento de animais de estimação em cemitérios públicos
- Agressores de animais em Curitiba deverão pagar por tratamento veterinário
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.