Cidades
Programa Tarifa Zero de passagens para desempregados será lançado nesta sexta (21)
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Programa Tarifa Zero de passagens para desempregados será lançado nesta sexta (21)

Os créditos serão carregados no cartão transporte Urbs e irão valer para todas as linhas da Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba

paranaportal - quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025 - 16:56
Banner Porto

O programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego, que garante passagem gratuita de ônibus no transporte coletivo de Curitiba para quem está desempregado e à procura de uma colocação no mercado de trabalho, será lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSB) nesta sexta-feira (21). 

A cerimônia está marcada para às 11h, na unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Rua da Cidadania Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2033). 

Entre as informações já divulgadas sobre o programa, que foi uma das promessas de campanha do atual prefeito, foi confirmado que as passagens serão carregadas no cartão transporte Urbs na categoria Usuário e vão valer para todas as linhas da Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, as regras do programa e o que o trabalhador precisará ter em mãos para poder participar do Tarifa Zero a Caminho do Emprego serão detalhadas no evento de sexta. 

Na ocasião, também será anunciada a criação do Sine Móvel, serviço itinerante que vai levar o programa Tarifa Zero para mais próximo da população. 

No dia 5 de janeiro, pouco depois de assumir a Prefeitura de Curitiba, Pimentel implantou o programa Domingão Paga Meia, que reduz pela metade o valor da tarifa do transporte coletivo urbano nos domingos e feriados.

O grande desafio do atual prefeito quando se fala no transporte coletiva da capital, como ele mesmo admitiu, será a nova concessão do transporte público. O edital deve ser lançado antes do segundo semestre de 2025 e irá definir o novo modelo de negócio do sistema (se concessão convencional ou Parceria Público-Privada (PPP)), regras de atuação, integração, investimentos, remuneração, garantias e prazo da concessão do transporte coletivo. O leilão será realizado na Bolsa de Valores.

Entre as prioridades da nova concessão estão a modernização do sistema, a reestruturação dos serviços de mobilidade da Rede Integrada de Transporte (RIT), a ampliação da integração com a Região Metropolitana e a descarbonização gradual da frota, com a substituição do diesel por outras opções sem emissões, como os veículos elétricos, e a inclusão de novas tecnologias aplicadas para melhorar a vida dos passageiros.

A nova concessão prevê a modernização do sistema, a reestruturação dos serviços de mobilidade da Rede Integrada de Transporte (RIT) e a descarbonização gradual da frota com ônibus elétricos, com forte aposta em ônibus elétricos. 

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe