Cidades
Prefeito de Paranaguá culpa empresa por alagamento em bairro da cidade
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Prefeito de Paranaguá culpa empresa por alagamento em bairro da cidade

A Paranaguá Saneamento nega responsabilidade sobre a situação; choveu 105,2 mm durante a madrugada

paranaportal - quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 - 10:29

Praticamente todo o bairro Costeira de Paranaguá, no Litoral do Paraná, alagou durante as fortes chuvas que atingiram a cidade na madrugada desta quinta-feira (9). 

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), às 8h30, o acumulado de chuvas marcava 105,2 mm, enquanto outras cidades litorâneas como Guaratuba e Matinhos registravam apenas 10mm e 15 mm, respectivamente. O período mais crítico ocorreu entre 3h e 4h.  

Os bairros Emboguacu, Santos Dumont, Vila Horizonte e Serraria Rocha também registraram pontos de alagamento. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação recebeu 11 solicitações de atendimento devido às chuvas na cidade, mas somente quatro foram efetivamente atendidas. “Como a água baixou, a maioria dos chamados já não queria mais atendimento”, disse a assessoria.

Alagamento no bairro Costeira de Paranaguá

O prefeito Adriano Ramos (REP) foi até o local e usou as redes sociais para mostrar a situação. “A Costeira está literalmente debaixo d’água, nos quatro cantos”, disse em um vídeo, publicado por volta das 5h40. 

Em seguida, ele culpou a empresa Iguá Serviços, que administra a Paranaguá Saneamento, pelos transtornos e estragos:

“Uma comunidade inteira sofre com alagamentos causados, em parte, por um equipamento instalado pela Paranaguá Saneamento em uma praça pública. Essa situação é inadmissível. Não podemos aceitar que decisões mal planejadas continuem trazendo transtornos à população. Estamos aqui para exigir soluções imediatas, responsabilidade e respeito por parte da empresa. Paranaguá merece ações que priorizem o bem-estar de sua gente, não justificativas que deixam nossos bairros debaixo d’água”, escreveu o prefeito na postagem.

Veja: 

O que diz a Paranaguá Saneamento

Em nota, a empresa negou ser responsável pelo alagamento no Bairro Costeira e afirmou que “as comportas sob sua responsabilidade se encontravam totalmente abertas e com funcionamento regular no momento das fortes chuvas”. No comunicado, a Paranaguá Saneamento ainda afirmou que a área sofre influência das marés e tem um histórico de alagamento.

Veja o pronunciamento na íntegra:

Nota de esclarecimento

Referente aos relatos e vídeos que circulam sobre alagamentos na região do bairro Costeira, a Paranaguá Saneamento esclarece que as comportas sob sua responsabilidade se encontravam totalmente abertas e com funcionamento regular no momento das fortes chuvas e alagamentos. A área em questão sofre grande influência das marés, que se encontravam altas no momento das chuvas, o que contribui para a ocorrência de alagamentos frequentes. Além disso, é importante destacar que, independentemente das estruturas operacionais da concessionária, o local possui um histórico de alagamentos, o que agrava ainda mais a situação em períodos de chuva intensa.

O alagamento registrado na Rua Teodorico dos Santos, especificamente, também foi observado em diversos outros pontos da cidade e é consequência de uma combinação de fatores climáticos e geográficos. É importante ressaltar que, na madrugada desta quinta-feira (09/01), a cidade de Paranaguá registrou mais de 100 mm de chuva, o que agravou as condições e resultou nos alagamentos observados em diferentes áreas da cidade, como por exemplo nas regiões do Rocio, Vila Guarani e na área portuária da cidade.

A Paranaguá Saneamento reforça seu compromisso com a população e segue monitorando a situação de perto, com o objetivo de minimizar os impactos e melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados.”

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui

Compartilhe