Vazão de água 5 vezes acima do normal fecha passarela das Cataratas do Iguaçu
O volume de água registrado nesta terça (10) é de 8 milhões e 150 mil litros por segundo
A passarela das Cataratas do Iguaçu, em Foz, no Oeste do Paraná, foi interditada temporariamente nesta terça-feira (10), por volta do meio-dia, devido ao volume de água que está mais de cinco vezes acima do normal. Desde a última sexta-feira (6), o Estado tem enfrentado intensas chuvas generalizadas em quase todos os municípios. (Veja vídeos abaixo)
De acordo com a Urbia Cataratas, que administra o turismo no Parque Nacional do Iguaçu, a vazão das Cataratas está em 8 milhões e 150 mil litros por segundo, quando a média é de 1,5 milhão de litros por segundo. Na manhã de segunda-feira (9), o volume era de 7,8 milhões litros d’água por segundo.
Para que a passarela seja liberada é preciso que o volume de água baixe para 6 a 7 milhões, sem previsão de nova alta.
A diretoria do parque destaca que sua equipe técnica trabalha em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que administra a unidade de conservação, para monitorar e avaliar em tempo real a situação do Rio Iguaçu na região das Cataratas.
As Cataratas do Iguaçu estão fechadas?
Apesar da passarela estar bloqueada, o restante dos passeios turísticos, entre eles, a trilha e os mirantes seguem abertos ao público, com funcionamento normal até às 16 horas.
Vídeos das Cataratas do Iguaçu
Veja os registros das Cataratas do Iguaçu feitos na segunda (9):
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.