Cidades
Temporal deixa rastro de destruição no Litoral do Paraná; ventos de até 68km/h
Estragos em Antonina. (Foto: Colaboração/Reprodução BandNews Curitiba)

Temporal deixa rastro de destruição no Litoral do Paraná; ventos de até 68km/h

O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli (PSD), pediu que a população se mantenha em segurança e, se possível, evite circular pelas áreas atingidas

Caroline Signori Berticelli - quinta-feira, 2 de janeiro de 2025 - 18:36

Um temporal que atingiu as cidade de Morretes, Antonina, Guaratuba e  Paranaguá, no Litoral do Paraná, provocou destelhamento de casas e queda de árvores na tarde desta quinta-feira (2). 

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Antonina e Morretes registraram, por volta das 15h30, rajadas de ventos de até 42,12 km/h e  32,4 km/h, enquanto em Guaratuba a força dos ventos chegou a 68,76 km/h às 16h.

Os dados do acumulado de chuvas, colhidos até às 17h40, mostram que Guaratuba registrou 63,2 mm, Antonina 26,6 mm, Morretes 23,4 mm em Morretes e Paranaguá 20,4 mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma alerta laranja de tempestade para várias regiões paranaenses, entre elas o Litoral. Segundo o aviso, válido até às 22h desta quinta, os riscos potenciais para as áreas indicadas são de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.

Em nota, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que no momento 24 mil imóveis estão sem energia elétrica. Os municípios mais afetados são Antonina, Adrianópolis, Morretes, Cerro Azul e Guaratuba.

Temporal no litoral do Paraná

Temporal em Morretes

O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli (PSD), usou as redes sociais para pedir para que a população se mantenha em segurança e, se possível, evite circular pelas áreas atingidas. Segundo o comunicado, o vendaval deixou um rastro de destruição em diversos pontos do município.

“Nossas equipes da Defesa Civil estão desobstruindo ruas, os bombeiros estão trabalhando também, já solicitamos apoio a Paranaguá e estamos avaliando a proporção do que foi causado. Se você está em situação de risco, entre em contato com os bombeiros, se você precisa entre em contato com a Defesa Civil e com a Assistência Social de Morretes que estamos todos de plantão”, disse Brindarolli. 

Os números de contato de Morretes são: Defesa Civil (41) 93500-9542 (WhatsApp), Corpo de Bombeiros 193 e Secretaria Municipal de Ação Social 41 9135-2037.

Antonina

Em entrevista à BandNews Curitiba, o morador de Antonina Edson Doria afirmou que o município está sem abastecimento de energia elétrica e com ruas interditadas. “A cidade está ilhada neste momento, não tem internet, não tem luz, algumas estradas e ruas da cidade estão interditadas e não tem previsão para voltar a funcionar”, disse.

Aviso Inmet

Imagem: Reprodução/Inmet

O alerta laranja de tempestade do Inmet também vale para as seguintes regiões do Paraná:

  • Norte Pioneiro
  • Metropolitana de Curitiba
  • Centro Ocidental
  • Noroeste
  • Norte Central
  • Oeste Paranaense
  • Sudeste Paranaense
  • Centro Oriental
  • Norte Catarinense
  • Centro-Sul
  • Serrana
  • Sudoeste

*Com informações da BandNews Curitiba

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui

Compartilhe