Delivery por drones faz voo inaugural em Curitiba na quarta (26)
No próximo ano, o espaço aéreo da capital paranaense será usado para testes práticos desse tipo de entrega
Curitiba foi escolhida para receber testes práticos, em espaço urbano, do serviço de entregas (delivery) feitas por drones em 2025. A novidade é resultado de uma parceria do Vale do Pinhão com a Atech, empresa do Grupo Embraer, e será firmada em voo inaugural e simbólico na quarta-feira (27), no Parque Tanguá.
No próximo ano, a empresa poderá realizar testes no espaço aéreo da capital paranaense com drones de rota BVLOS (sigla para Beyond Visual Line of Sight, para voos além do alcance visual do piloto ou de um observador).
O acordo permite o desenvolvimento dos sistemas necessários para assegurar o serviço de forma segura e efetiva, para que seja regulamentado e possa ser viabilizado comercialmente.
Sandbox Regulatório de Curitiba
Os testes de delivery por drone são possíveis devido ao Sandbox Regulatório de Curitiba, criado por decreto municipal em 2021, que permite a empresas testarem produtos e serviços inovadores de forma segura, com regras diferenciadas das demais, por um período de tempo determinado e sem a necessidade da totalidade de licenças e alvarás normalmente exigidos.
LEIA TAMBÉM:
- Câmara aprova aumento salarial de 4,42% para servidores públicos de Curitiba
- Cachorrinha que parou viatura para salvar filhotes agora mora em delegacia de Curitiba
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.