Chuvas já afetaram mais de 22 mil pessoas no Paraná
Na Grande Curitiba, as cidades mais prejudicadas são Pinhais, Colombo, São José dos Pinhais e Campo Largo
As chuvas que atingem o Paraná desde a última sexta-feira (6) já afetaram 22.399 pessoas em 33 cidades do Estado. Os dados atualizados da Defesa Civil, divulgados no fim da manhã desta terça-feira (10), também mostram que 684 casas foram danificadas e quatro destruídas, deixando 407 pessoas desalojadas e 156 desabrigadas.
A cidade mais prejudicada é Ipiranga, na região dos Campos Gerais do Paraná, onde 7.033 pessoas foram afetadas, 22 ficaram desalojadas e 11 desabrigadas devido a enxurradas.
Foz do Iguaçu, no Oeste, que além das tempestades também enfrentou vendavais, aparece em segundo lugar com 5.800 pessoas afetadas, seguida por Enéas Marques, no Sudoeste, com 5 mil pessoas afetadas.
Na sequência, aparecem municípios da Grande Curitiba:
- Em Pinhais, alagamentos afetaram 2.600 pessoas e danificaram 650 residências.
- Em Colombo, 800 pessoas foram afetadas por alagamentos e 40 ficaram desalojadas.
- Em São José dos Pinhais, 400 foram afetadas por inundações, 280 ficaram desalojadas e 120 desabrigadas.
- Em Campo Largo, rompimento/colapsos de barragens afetaram 240 pessoas, deixando 12 desalojadas.
Veja o relatório completo:
Nos últimos dias, quase todas as cidades do Paraná têm registrado fortes chuvas, vários municípios bateram recordes históricos de acumulados para o período. Dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) mostram que nas regiões Centro-Oeste e o Noroeste, a precipitação acumulada foi 84% superior à média histórica para dezembro.
A previsão é que as chuvas comecem a amenizar na quarta-feira (11) com pontos de abertura de sol pelo Paraná. A trégua, no entanto, irá durar pouco já que na sexta-feira (13), uma nova frente fria irá chegar no Estado trazendo mais chuvas generalizadas e um clima gelado entre sábado (14) e domingo (15).
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.