Casos de gastroenterites disparam em Curitiba; aumento de 65%
Os sintomas mais comuns são diarreia, mal-estar, náuseas, febre, dor abdominal e vômitos
Curitiba registrou 3.602 casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período 29/12/24 a 4/1/25), o número representa um aumento de 65% em relação à primeira semana epidemiológica de 2024, quando foram registrados 2.172 casos. Os dados são do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, o médico Alcides Oliveira, explica que as gastroenterites são comuns nesta época do ano, quando há o registro de dias quentes e úmidos, mas o aumento expressivo de casos em 2025 chama atenção e, por isso, a Prefeitura emitiu um alerta à população, para que as pessoas fiquem atentas aos sintomas da doença e lembrem de higienizar as mãos e os alimentos como prevenção.
Sintomas e tratamento das gastroenterites
Os sintomas comuns das gastroenterites são:
- diarreia
- mal-estar
- náuseas
- febre
- dor abdominal
- vômitos
Segundo Oliveira, a doença normalmente dura de 2 a 14 dias e é autolimitada, ou seja, tende a desaparecer sozinha. “Nestes casos leves, a orientação é apenas caprichar na hidratação”, diz.
Porém, o médico destaca que há casos que podem se agravar, principalmente em crianças e idosos, que são considerados públicos mais vulneráveis. “Crianças e idosos podem apresentar complicações como desidratação e desequilíbrio hidroeletrolítico, o que pode levá-las à morte”, alerta.
Quando buscar ajuda médica
Para evitar quadros graves, é necessário que se busque atendimento de saúde se houver sinais de alerta como:
- três episódios ou mais de diarreia por dia
- diarreia com presença de sangue ou muco
- queda do quadro geral (cansaço, perda do apetite, entre outros)
Onde buscar tratamento para c em Curitiba
Pode-se buscar diretamente a unidade de saúde ou entrar em contato com a Central Saúde Já Curitiba, pelo telefone 3350-9000, de segunda a sexta, das 7h às 22h; e nos fins de semana, das 8h às 20h. Em situações de urgência e emergência, a orientação é procurar uma UPA.
O que causa as gastroenterites
As gastroenterites podem ser causada por vírus, bactérias ou parasitas presentes em água contaminada ou não tratada e tem alto potencial de disseminação, com transmissão de pessoa para pessoa.
LEIA TAMBÉM: Litoral do Paraná registra mais de 1.500 casos de virose
Contágio
A principal forma de disseminação é o contato com água e alimentos contaminados, a falta de cuidado com a higienização de frutas e verduras consumidos crus ou ainda o descuido com a higiene pessoal.
Outras orientações para evitar o contágio das gastroenterites são:
- Beber sempre água potável.
- Não usar água de fonte não-confiável.
- Se necessário, ferver a água antes de consumí-la.
- Ter muito cuidado com a água utilizada no preparo da alimentação das crianças com menos de 1 ano de idade.
- Não consumir alimento que teve contato com água da enchente.
- Lavar bem as mãos antes de preparar os alimentos.
- Guardar os alimentos em recipientes bem fechados.
- Higienizar os alimentos crus antes de seu consumo, com água potável e hipoclorito de sódio (orienta-se deixar frutas e verduras de molho por 15 minutos em uma solução de uma colher de água sanitária a cada litro de água)
- Os alimentos cozidos devem ser preparados imediatamente antes do consumo e mantidos em temperatura quente. As sobras devem ser armazenadas na geladeira e reaquecidas antes do próximo consumo.
- Evitar o consumo de alimentos que foram produzidos em condições de higiene insatisfatória ou de origem duvidosa.
Com SMC
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui