Prefeitura de Cascavel emite alerta sobre surto de chikungunya na cidade
Já foram confirmados oito casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da dengue
A Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, emitiu um alerta para a população devido a um surto de febre chikungunya na cidade. Segundo o comunicado, feito na quinta-feira (6), já foram confirmados oito casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da dengue.
“O Departamento de Vigilância em Saúde está monitorando os registros, uma vez que chamam a atenção por estarem na mesma área de abrangência do bairro Brasmadeira, na região do Melissa”, explica o alerta.
Surto de chikungunya em Cascavel
De acordo com a administração municipal, o primeiro caso de febre chikungunya, no novo calendário epidemiológico aconteceu no mês de setembro. No mês de novembro, foram diagnosticados mais cinco casos positivos com início dos sintomas nos meses de outubro e novembro. Nos primeiros dias de dezembro foram confirmados mais dois casos com início dos sintomas no mês de novembro.
Os oito registros foram confirmados por exames laboratoriais emitidos pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen). Todas as confirmações são de pacientes mulheres.
A prefeitura destaca que assim que a Secretaria de Saúde registrou o aumento de casos no município, foram iniciadas ações como a busca ativa por pacientes sintomáticos, reforço de raio e bloqueio com inseticida na abrangência dos casos sintomáticos e borrifação residual intradomiciliar em locais de maior aglomeração de pessoas.
Além disso, a cidade aguarda resposta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a quem solicitou apoio para aplicação de inseticida na região, por meio de veículo, o chamado fumacê.
Sintomas da doença
A orientação a quem apresentar os sintomas da chikungunya é buscar atendimento nas unidades de saúde de Cascavel. Os principais são:
- Febre
- Dores intensas nas articulações
- Edema nas articulações (geralmente as mesmas afetadas pela dor intensa)
- Dor nas costas e de cabeça
- Dores musculares e atrás
Paraná
Segundo o último boletim de monitoramento de dengue no Paraná, que também traz dados sobre as arboviroses Chikungunya e Zika, no atual período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, foram confirmados 15 casos de Chikungunya, 262 notificações da doença no Estado. Quanto a Zica até o momento ocorreram 20 notificações e nenhum caso confirmado.
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.