Cidades
Câmara aprova aumento salarial de 4,42% para servidores públicos de Curitiba 
Foto: Geraldo Bubniak / AGB

Câmara aprova aumento salarial de 4,42% para servidores públicos de Curitiba 

Os conselheiros tutelares da capital também irão receber o reajuste

paranaportal - terça-feira, 26 de novembro de 2024 - 15:00

A proposta de aumento salarial de 4,42% para os servidores públicos, aposentados, pensionistas dos poderes Executivo e Legislativo de Curitiba foi aprovada em primeiro turno, nesta terça-feira (26), pela Câmara Municipal de Curitiba. Os conselheiros tutelares da capital também irão receber o reajuste. A recomposição será concedida a cerca de 47 mil pessoas.

De acordo com o vereador Tico Kuzma (PSD), líder do governo na Casa, o reajuste não se aplica aos ocupantes de empregados públicos, agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, cujos salários são indexados ao salário mínimo nacional, por força da Emenda Constitucional 120/2022”.

O percentual de 4,42% corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apurado entre outubro de 2023 e setembro de 2024. A Federação PT-PV-PCdoB chegou a apresentar uma proposição que estabelecia ao reajuste previsto de 4,42% um acréscimo de “6,81% em decorrência das perdas salariais acumuladas entre 2017 e 2024″, mas a proposta foi rejeitada por 24 votos não e 2 votos sim.

Uma das coautoras da emenda, a vereadora Giorgia Prates explicou que o acréscimo sugerido se trata de “uma questão de justiça, valorização e responsabilidade para com o funcionalismo público municipal”. “Entre 2017 e 2024 acumularam uma defasagem salarial de 6,81% segundo o Dieese [Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos], […] que prejudicou o poder de compra e a dignidade dos profissionais que sustentam os serviços públicos essenciais da cidade”, argumentou.

A proposta tramita em regime de urgência e será votada em segundo turno na quarta-feira (27). Na sequência, ela segue para sanção do prefeito Rafael Greca (PSD).

Como a data-base dos trabalhadores municipais é o dia 31 de outubro, o pagamento do reajuste será retroativa a 1º de novembro de 2024, incluindo o cálculo relativo ao pagamento do 13º salário.

*Câmara Municipal e Curitiba

LEIA TAMBÉM:

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe