Bombeiros usam drones para patrulhar praias do Paraná: “bronca do bem”
Os equipamentos são equipados com sinalização e comunicação por voz
O Corpo de Bombeiros está utilizando drones para realizar patrulhas e alertar banhistas sobre correntes de retorno ou zonas sem guarda-vidas nas praias do Paraná. Equipados com sinalização e comunicação por voz, os aparelhos também têm sido utilizados em buscas e salvamentos, e participaram de quatro operações para localizar vítimas recém-submersas.
“Esse equipamento é muito robusto. Ele tem um alcance de voo maior, zoom de alta precisão e câmera térmica, permitindo localizar vítimas até em áreas de mata ou debaixo de escombros”, explica a capitã do Corpo de Bombeiros, Tamires Silva Pereira.
Desde o dia 28 de dezembro, o Corpo de Bombeiros já realizou mais de 80 mil orientações a banhistas e quase 7 mil ações de sinalização. Apesar dos esforços, ainda são registrados casos de imprudência: 661 pessoas precisaram ser resgatadas no mar, 44 em situação de afogamento.
Drones mudam dinâmica nas praias do Paraná
Desde 14 de dezembro, quando os drones entraram em ação nas praias do Paraná, eles realizaram mais de 96 patrulhas preventivas.
A turista Liabilih Angela Ribas Schoemberger, de 15 anos, ficou impressionada com a eficácia dos equipamentos. “A gente estava perto de uma bandeira preta, onde não tinha guarda-vidas, e o drone avisou que não podíamos ficar lá. Então, fomos para perto da bandeira de guarda-vidas. Achei muito legal, porque ajuda as pessoas a evitar riscos de se afogar”, contou.
Ouça uma dos alertas dados pelos drones nas praias do Paraná:
Os drones também chamaram a atenção de Miguel Batista dos Santos, de 10 anos, morador de Piraquara, na Grande Curitiba.“Eles parecem uma bronca do bem, sabe? Acho que ajuda muito, porque se uma pessoa estiver se afogando lá do meio, o drone já consegue ver”, avaliou o menino.
LEIA TAMBÉM: Drone térmico ajuda a encontrar fugitivos e caminhoneiro sequestrado no Paraná; veja vídeo
De acordo com a capitã Tamires, o uso dos drones, que patrulham as praias duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde, já está mudando a dinâmica da prevenção de afogamentos no litoral paranaense.
“Os banhistas têm obedecido às orientações dos drones, e essa abordagem por ar tem facilitado muito a conscientização e prevenção, porque o drone consegue chegar bem próximo das pessoas, com mensagens claras”, afirmou Tamires.
Com bases em Matinhos e Guaratuba, os drones cobrem todo o Litoral conforme a demanda.
Com AEN
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui