Cidades
Bancos ao contrário dificultam a vida de moradores e ciclistas no Bacacheri
(Foto: Carlos Savzyn/Mandato Laís Leão)

Bancos ao contrário dificultam a vida de moradores e ciclistas no Bacacheri

Assentos foram posicionados em um espaço pequeno da calçada e conflitam com o trajeto de pessoas que circulam de bicicleta pela região

Brenda Iung - quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 - 19:01

Bancos de praça posicionados em frente à ciclovia, na avenida Erasto Gaertner, no Bacacheri, em Curitiba, causaram manifestações por parte dos moradores e de ciclistas que circulam pela região. A reclamação é que os bancos estão em uma calçada pequena e virados para a ciclovia, aumentando o risco de acidentes entre quem deseja descansar e quem está passando pela via exclusiva para bicicletas. A vereadora Laís Leão (PDT) demonstrou as dificuldades causadas pela situação.

(Vídeo: Carlos Savzyn/Mandato Laís Leão)

A parlamentar demonstrou que em alguns trechos da via, como o registrado no vídeo acima, a calçada disponível para a inclusão de bancos é de apenas 75 cm. Enquanto, em outros trechos, há 1 metro de calçada, que permite a disposição do banco virado para o lado de dentro — sem conflitar com o uso da ciclovia.

No último sábado (11), a vereadora encaminhou à Prefeitura de Curitiba, um ofício pedindo a readequação dos bancos. Laís Leão sugere que a Prefeitura, caso não consiga fazer a mudança de lado do banco, substitua os assentos por bancos de concreto, sem encosto e mais estreitos. Com isso, os pedestres poderão se sentar dos dois lados, sem que as pernas fiquem sobre a ciclovia e causem danos aos ciclistas. No vídeo abaixo, ela demonstra como isso pode ser feito.

A Prefeitura de Curitiba afirma que a alteração na posição dos bancos já havia sido prevista no projeto de revitalização da Avenida Erasto Gaertner. A obra conta mais 1,6 mil metros de novas calçadas, 1,2 mettro de asfalto novo, além de ampliação da ciclovia, serviço de drenagem, de iluminação e de paisagismo.

“A transformação da avenida, que interliga os moradores a outros pontos da cidade, além de concentrar linhas de ônibus, comércio e serviços, ocorreu ao longo de 1,3 km de extensão desde a Rua Flávio Dallegrave até a Álvaro Botelho”, informou a Prefeitura, em nota.

A Prefeitura afirmou, ainda, que na última semana já fez a alteração na posição dos bancos em um dos trechos da Avenida. Mas que nas próximas semanas deve fazer o ajuste em outros trechos onde os bancos estão dificultando a convivência entre pedestres e ciclistas.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui

Compartilhe