Cidades
230 toneladas de gelo já foram usadas na construção da Ponte de Guaratuba
Foto: Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba

230 toneladas de gelo já foram usadas na construção da Ponte de Guaratuba

O gelo é utilizado durante a concretagem dos blocos de coroamento da ponte, para controlar a temperatura

paranaportal - quinta-feira, 27 de março de 2025 - 15:29
Banner Porto

Duzentos e trinta (230) toneladas de gelo já foram utilizadas na construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. O número foi divulgado pelo governo estadual como uma das curiosidades que envolvem a obra iniciada em abril de 2024 e com previsão de ser entregue em 2026.

O gelo é utilizado para a concretagem dos blocos de coroamento da ponte, dentro de uma estratégia de engenharia do Consórcio Nova Ponte, responsável pela construção. De acordo com o levantamento, até o momento, foram usados cerca de 100 quilos de gelo para cada metro cúbico de concreto, totalizando aproximadamente 230 toneladas de gelo na concretagem. Isso dá mais ou menos 230 mil sacos de 10 kg de gelo de mercado.

A equipe de engenharia explica que essa técnica, comum em grandes intervenções, tem como objetivo controlar a temperatura do concreto durante o processo de hidratação do cimento. A reação química libera calor, e em grandes volumes de concreto, como nos blocos de coroamento da ponte, esse calor pode causar fissuras térmicas. Ao manter a temperatura do concreto mais baixa, minimiza-se o risco de fissuras térmicas na estrutura, garantindo a integridade da estrutura.

230 toneladas de gelo já foram usadas na construção da Ponte de Guaratuba
Foto: DER-PR

No caso de aço e concreto, a Ponte de Guaratuba já consumiu mais de 2 mil toneladas de aço e 13.150 metros cúbicos de concreto, 16% do novo Maracanã (que recebeu 80.000 metros cúbicos). Atualmente, 634 profissionais trabalham na obra. 

O monitoramento ambiental já registrou no local:

  • 3.201 aves de 175 espécies, a maioria delas guará. Também foram vistas fragatas, tucano-de-bico-verde, saíra-militar, saíra-sete-cores pula-pula, jacuguaçu, aracuã-escamoso e beija-flor-de-fronte-violeta.
  • 2.465 peixes pertencentes a 54 espécies.Entre as espécies estão em destaque os bagres, a caratinga, o linguado e a oveva. 
  • 218 animais, distribuídos em 32 espécies, divididos em três grupos: aquáticos (golfinhos, baleias), terrestres (gambás, felinos, cuícas) e voadores (morcegos). Entre eles dois botos-cinza, sendo um adulto e um filhote, gambás-de-orelha-branca e gambá-de-orelha-preta, cuíca, cachorro-do-mato, quati, lontra, jaguatirica e mão-pelada.
  • 1.134 répteis e anfíbios, como lagarto papa-vento, teiú, cobra-cipó, jararaca, sapinho-pulga ( um dos menores sapinhos do mundo), rãnzinha-do-folhio, perereca-marsupial, rã-de-folhiço e tartarugas-verde;
  • 120 borboletas distribuídas em 23 espécies.
230 toneladas de gelo já foram usadas na construção da Ponte de Guaratuba
Cachorro-do-mato (Foto: Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba)

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe