Chuvarada no Paraná: 13 cidades registram ocorrências, diz Defesa Civil
Ao menos 661 casas foram danificadas em todo o Estado, e quatro foram destruídas, por conta de alagamentos e enxurradas.
Subiu para 13 o número de cidades do Paraná que registram ocorrências em função da chuva forte, que cai quase que ininterruptamente desde sexta-feira (6). O balanço de estragos causados pela chuvarada foi atualizado na manhã desta segunda-feira (9), pela Defesa Civil Estadual.
De acordo com o órgão, as seguintes cidades registraram alagamentos, inundações, vendavais e enxurradas:
- Ampére
- Campo Largo
- Cruzeiro do Oeste
- Curitiba
- Dois Vizinhos
- Foz do Iguaçu
- Francisco Beltrão
- Mallet
- Paulo Frontin
- Pinhais
- Ponta Grossa
- Rebouças
- Salto do Lontra
Pelo menos 186 pessoas foram afetadas, sendo que 26 ficaram desalojadas e precisaram deixar suas casas para se refugiar na residência de parentes ou amigos.
Ainda conforme a atualização da Defesa Civil, 661 casas foram danificadas em todo o Estado, e quatro foram destruídas.
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil continua acompanhando as situações nos municípios afetados. Os danos e prejuízos são principalmente em ruas, bueiros e pontes.
Os números tendem a aumentar nesta segunda-feira, já que o Estado segue em alerta máximo para fortes chuvas e grandes acumulados de precipitação.
Frente fria traz chuvas fortes ao Paraná
Uma frente fria que avançou sobre o Paraná na última sexta-feira (6) trouxe chuva intensa para diversas regiões paranaenses. Desde então, algumas localidades registraram volumes de chuva superiores aos 300 mm.
Entre a tarde de sexta e a manhã de domingo, Curitiba registrou 129,3 mm de chuva. O volume de precipitação é superior à média para todo o mês de dezembro, que é de 122,1 mm, e causou dezenas de alagamentos em pontos da cidade, além da queda de árvores.
O Simepar estima que Curitiba receba 50,5 mm de chuva ao longo dessa segunda-feira.
Cidades do Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Noroeste paranaense receberam volumes de chuva mais mais expressivos, de até 327,2 mm, ainda conforme o Simepar.
O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET – emitiu um alerta máximo para o grande acumulado de chuva no Paraná. O alerta, válido até o meio-dia de hoje, abrange praticamente todos os municípios paranaenses, com chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, e risco elevado para alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.