Cidades
Centro histórico de Paranaguá vai passar por obras de revitalização
Foto: Prefeitura de Paranaguá

Centro histórico de Paranaguá vai passar por obras de revitalização

Projeto visa dar mais conforto e acessibilidade aos moradores e visitantes, e reforçar o potencial turístico da cidade litorânea.

paranaportal - domingo, 23 de fevereiro de 2025 - 12:00
Banner Asfalto

O centro histórico de Paranaguá, no Litoral do Estado, vai passar por uma ampla revitalização. O Governo do Estado já trabalha no projeto para as obras, às margens do Rio Itiberê.

Conforme o Executivo, o objetivo é promover a requalificação urbana da região, mais conforto e acessibilidade aos moradores e visitantes, e reforçar o potencial turístico da cidade litorânea, conhecida pela sua relevância cultural e histórica.

Foto: Ricardo Amaral- Arquitetos Associados

As intervenções englobam uma área de mais de 55 mil metros quadrados do centro histórico. Entre as obras previstas, estão melhorias na pavimentação, calçamento, iluminação pública, paisagismo, além de construção de novos trapiches, ciclovia, estacionamento, centro gastronômico e a ampliação do Mercado Municipal Nilton Abel de Lima.

Também está prevista a construção de um novo mercado de peixes anexo ao Mercado Municipal, localizado em um terreno de quase 4,3 mil hectares, que também será revitalizado.

Foto: Ricardo Amaral- Arquitetos Associados

Os estudos estão sendo coordenados pela Paraná Projetos, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, que contratou a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) para prestação de serviços técnicos visando a elaboração do anteprojeto. O projeto arquitetônico é assinado pela Ricardo Amaral Arquitetos Associados, escritório que também foi responsável pela proposta da Fábrica da Ideias de Curitiba.

As obras devem ser licitadas por meio de processo licitatório conduzido pelo Instituto Água e Terra (IAT).

“Nos últimos anos o Estado investiu em obras emblemáticas para o Litoral, como a revitalização da Orla de Matinhos e a construção da Ponte de Guaratuba, e Paranaguá, que é a cidade mãe do Paraná, também precisava de uma repaginação para poder atrair mais turistas, assim como dar mais qualidade de vida aos seus moradores”, afirma o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva.

A iniciativa conta ainda com a parceria da Prefeitura de Paranaguá. Como contrapartida ao projeto, a administração municipal é responsável pela obtenção da licença ambiental inicial junto ao IAT, chamada de licença prévia, além da realização de estudos complementares.

“Todos os projetos prévios que competem ao Estado estão praticamente prontos e aguardamos agora um estudo de sondagem por parte da Prefeitura de Paranaguá. Nossa expectativa é publicar o edital até o final de março e, se tudo correr conforme o planejado, até o segundo semestre poderemos dar a ordem de serviço da obra, que tem um cronograma de execução em 12 meses”, completa Guto Silva.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe