
120 viaturas e mais de 300 policiais patrulham o Centro de Curitiba
A Operação Centro Seguro, uma das vias da revitalização da região central da cidade, foi lançada nesta segunda (17)
A Operação Integrada Centro Seguro, que tem o objetivo de restabelecer a ordem e proporcionar mais segurança para moradores, comerciantes e frequentadores do Centro de Curitiba, foi lançada nesta segunda-feira (17), na Praça Generoso Marques.
A ação conta com 390 servidores das polícias Civil, Militar e Penal, da Guarda Municipal e da Fundação de Ação Social (FAS). Eles atuarão em 120 viaturas com policiamento ostensivo, equipes táticas e de investigação.
De acordo com a Prefeitura, a operação será desenvolvida em fases com foco na intensificação do combate a crimes como roubos, furtos e tráfico de drogas, além de ampliar o acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Serão feitas ações como cumprimentos de mandados, patrulhamento terrestre e aéreo, bloqueios de trânsito, bloqueios táticos, saturação de área, abordagens policiais, fiscalizações de veículos e pessoas, e acolhimento social às pessoas em situação de rua.
Ainda segundo a administração municipal, a operação será contínua, ou seja, sem data para acabar.
Insegurança no Centro
O aumento da criminalidade na região tem sido alvo de preocupação de moradores e comerciantes há bastante tempo. O Centro, por exemplo, lidera o ranking de ocorrências de furtos e roubos na capital paranaense. Entre janeiro e setembro do ano passado, mais de 2.380 casos de furto ou roubo de celular foram registrados no bairro, o número representa 26,1% de todos os furtos e roubos de celulares cometidos na cidade. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP).
Operação Centro de Curitiba Seguro
A iniciativa faz parte do Plano de Redesenvolvimento da Região Central, uma das principais bandeiras e promessas da gestão do prefeito Eduardo Pimentel (PSB), que pretende devolver a atratividade ao bairro, com a requalificação urbanística e a ampliação da segurança, além de incentivos ao comércio e preservação histórica.

LEIA TAMBÉM:
- Veja detalhes do projeto de revitalização do Centro de Curitiba
- Conseguirá Pimentel resolver o problemas das pessoas em situação de rua em Curitiba?
Com Secom
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.