
Cascavel reforça segurança com novos guardas municipais
A ampliação do efetivo tem efeito imediato e busca conter o avanço da violência na principal cidade do Oeste paranaense.
A Prefeitura de Cascavel, no Oeste do Estado, anunciou a contratação de 28 novos guardas municipais para reforçar a segurança na cidade. A ampliação do efetivo é imediata e o decreto será publicado nesta sexta-feira (4).
A medida busca conter o avanço da violência em Cascavel. Conforme a administração municipal, os novos agentes públicos vão reforçar as ações para proteção da comunidade e combate a criminosos infiltrados entre a população em situação de rua.
“Nós estamos trabalhando para garantir que todos vivam em paz. Os que quiserem uma mão amiga para sair dessa vida, o Município está de braços abertos. Mas para os que não, já estamos reforçando nossa Guarda a partir de hoje, para seguir com as ações de segurança. Vamos fazer a nossa parte de estar integrados com as forças de segurança. Nós não brincamos com uma situação tão séria que é a segurança de toda a sociedade”, afirma o prefeito Renato Silva.
O chefe da Casa Civil, Severino Folador, destaca que o investimento em mais guardas é na ordem de R$ 1,8 milhão quando já estiverem efetivados. “A gente treina eles durante quatro meses, ou 800 horas, para que estejam aptos para assumir a função. Hoje, nós estamos no limite da lei em vigor, que é no máximo de 150 guardas municipais. Então, para que a gente possa aumentar esse efetivo a partir do ano que vem, nós vamos enviar um projeto de lei. Nós temos um compromisso de dobrar em quatro anos o efetivo, ou seja, sairmos dos atuais 150 para 300 guardas”, destaca.
Combate à criminalidade em Cascavel
Outras ações para garantir a segurança da população também foram anunciadas nesta quinta-feira (3), como a reforma do local onde vai funcionar uma base do BPFron, nas proximidades da Avenida Assunção; a nova sede da Polícia Federal nas proximidades do Terminal Rodoviário; instalação da base da PRF junto ao Aeroporto; instalação da Esfaep na região do Morumbi, na sede do antigo Caom; apoio do poder judiciário e intensificação da atuação das Polícias Militar e Civil, junto à Guarda Civil e Guarda Patrimonial de Cascavel.
O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, garante que o Estado está unido ao município no combate à criminalidade.
“Sobre Cascavel especificamente tem sido feito um trabalho de forma muito integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e toda as secretarias da Prefeitura. Em Cascavel, todos os índices reduziram. Número de homicídios, 56% de redução no primeiro trimestre. Estupro, 20% de redução também comparando com o ano passado. Furtos, roubos, enfim, todos os números estão reduzindo”, avalia.
O concurso da Polícia Militar também foi mencionado pelo coronel, que prevê a contratação de 2 mil soldados em todo o Estado.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.