Cidades
Bombeiros do Paraná poderão atuar em desastres pelo mundo
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Bombeiros do Paraná poderão atuar em desastres pelo mundo

A corporação foi escolhida pela ONU – Organização das Nações Unidas – para integrar uma rede global para ações de busca e resgate.

paranaportal - quinta-feira, 3 de abril de 2025 - 08:41

O Corpo de Bombeiros do Paraná vai poder ser acionado para atuar em desastres em qualquer parte do mundo. A corporação foi escolhida pela ONU – Organização das Nações Unidas – para integrar uma rede global para ações de busca e resgate.

Além de bombeiros paranaenses, o Diretório de Resposta a Inundações é composto por oficiais de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo, além de profissionais da Austrália, Malásia, França, Reino Unido, Argentina e Equador. Na prática, essas equipes ficam à disposição para serem mobilizadas em caso de enchentes de grandes proporções.

No Brasil, os pedidos e a oferta de ajuda em desastres são intermediados pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.

A criação desse diretório ligado à ONU teve uma importante influência paranaense. Desde 2024, o major Ícaro Gabriel Greinert, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do CBMPR, integra o Grupo de Trabalho de Resposta a Inundações (Search and Rescue in Floods Response Working Group).

Para o oficial, o Paraná já provou que está pronto para esse tipo de desafio, como vem sendo demonstrado nas intervenções recentes dentro do país, por meio da Força-Tarefa de Resposta a Desastres, sob responsabilidade do GOST. Ele lembrou as ações no ano passado em União da Vitória e no Litoral do Paraná, e também o apoio ao Rio Grande do Sul, na pior tragédia natural já vivenciada pelos gaúchos. Além da parte técnica do trabalho de busca e resgate, essas experiências ajudam a ampliar os conhecimentos logísticos que essas incursões exigem.

“Os envios internacionais demandam logística e preparação maiores, mas estamos prontos para isso. Temos um Corpo de Bombeiros reconhecido mundialmente e, com certeza, como uma das das referências no atendimento às enchentes e inundações”, destaca o major.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe