Cidades
Aves vítimas do tráfico de animais são resgatadas em Curitiba
Foto: Guilherme Dias/PCPR

Aves vítimas do tráfico de animais são resgatadas em Curitiba

As três araras-canindé e três papagaios seriam comercializados ilegalmente

paranaportal - sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025 - 16:55

Seis aves vítimas do tráfico de animais foram resgatadas nesta sexta-feira (21) no bairro Uberaba, em Curitiba. As três araras-canindé e três papagaios estavam sendo mantidos em cativeiro. 

De acordo com a Polícia Civil, as investigações indicam que os animais eram comercializados ilegalmente pela internet, sem as devidas autorizações e sem os documentos exigidos pelos órgãos ambientais, configurando o crime de tráfico de animais.

O delegado Guilherme Dias explica que os animais serão encaminhados para santuários, onde passarão por cuidados para restabelecer sua saúde e integridade.

“Devido ao seu alto grau de domesticação, não poderão ser libertados na natureza, pois não teriam condições de sobreviver em um ambiente selvagem e seriam vulneráveis a novos traficantes”, explica.

A investigação segue para identificar os responsáveis pela captura dos animais na natureza, bem como os traficantes envolvidos na comercialização e todo o ciclo do tráfico de animais.

LEIA TAMBÉM:

Como denunciar alguém por maus-tratos a animais

Maus-tratos a animais é crime! E não envolve apenas agressão: abandonar o animal, não oferecer alimentação adequada, não oferecer assistência médica, manter o animal em locais insalubres (como exposto ao sol, à chuva, ou à sujeira) ou trancafiados também configura maus-tratos. Se o crime for contra cães e gatos, a pena é aumentada.

Quem flagrar ou souber de uma situação de maus-tratos a animais pode denunciar de maneira anônima para a Polícia Civil (telefone: 197) ou pelo Disque-Denúncia (181). No Paraná, é possível registrar um boletim de ocorrência on-line no site da PCPR. Em Curitiba, a denúncia pode ser feita diretamente à equipe de investigação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (telefone: 41 3251-6200).

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe