Antigo Estádio do Pinheirão vai virar Centro de Convenções
O estádio foi construído pela Federação Paranaense de Futebol e está fechado há 17 anos
O terreno onde fica o Estádio do Pinheirão, no bairro Tarumã, em Curitiba, será desapropriado pelo governo do Paraná e no local será erguido um Centro de Convenções. Construído pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), ele foi idealizado como espécie de Maracanã da capital e está fechado desde 2007. Em 2012, chegou a ser comprado por um investidor em leilão, mas permaneceu inoperante.
A decisão foi anunciada no Decreto 7.669 publicado nesta quarta-feira (23). O projeto do Centro de Convenções compreende uma arena de eventos, um centro de exposições para até 25 mil pessoas e todo um complexo comercial, com setor hoteleiro e boulevard com restaurantes e academia.
Para que o plano saia do papel é necessário o pagamento da indenização ao proprietário do Pinheirão. A avaliação financeira da área de 124 mil metros quadrados foi feita pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Segundo o governo, que não divulgou o valor tratado, esse processo ainda vai tramitar na Justiça, responsável pela emissão da posse.
Após a desapropriação e o projeto inicial, será realizado o projeto de engenharia para a construção da estrutura, através de uma concessão ou de uma parceria público privada, alternativas que estão sendo estudadas.
O modelo de concessão do Centro de Convenções que substituirá o antigo Estádio do Pinheirão ainda não foi totalmente definido. Um estudo deve apontar nos próximos seis meses os moldes para iniciativa privada, que será responsável pela construção do conglomerado e poderá explorar o espaço.
De acordo com o mapeamento atual da Secretaria de Estado do Planejamento, a previsão inicial é de que o antigo Pinheirão receba um investimento superior a R$ 1 bilhão.
LEIA TAMBÉM:
- Torcida do Athletico perde a paciência e bate-boca com elenco no Afonso Pena
- Athletico perde do Fluminense e afunda na zona de rebaixamento
*Com AEN
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.