
98,7% dos municípios paranaenses estão infestados com Aedes aegypti
Apenas Agudos do Sul, Balsa Nova, Contenda, Tunas do Paraná e Coronel Domingos Soares não apresentaram a presença disseminada no mosquito
Dos 399 municípios paranaenses, 394 estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti. O número representa 98,7% do estado e foi divulgado nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Os municípios não infestados, ou seja, aqueles em que não foi detectada a presença disseminada do vetor nos domicílios são: Agudos do Sul, Balsa Nova, Contenda, Tunas do Paraná e Coronel Domingos Soares.
De acordo com o novo boletim de infestação predial, no período de 1º de janeiro a 28 de fevereiro, 33 cidades do Paraná estavam classificadas em situação de risco de epidemia, 181 em alerta e 96 em situação satisfatória para o IIP (Índice de Infestação Predial). Outros 66 não enviaram informações ou não realizaram o monitoramento. O município com maior índice de infestação predial é Florai, no Norte, com IIP de 13,4%.

O índice de infestação predial (IIP) mede o percentual de imóveis que possuem larvas do mosquito Aedes aegypti.
O mesmo levantamento também mostra que os principais criadouros dos mosquitos transmissores da dengue encontrados são:
- depósitos móveis como vasos/frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósito de construção, etc, com 35%
- o lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas); sucatas em pátios e ferros velhos, entulhos de construção com 33,6%.
Boletim da dengue no Paraná
O informe semanal da dengue no Paraná também foi divulgado nesta terça e traz 3.508 novos casos da doença e duas mortes. Os óbitos são de duas mulheres, uma delas de 64 anos, sem comorbidade, e outra com 83 anos, com comorbidades, ambas residentes no município de Alvorada do Sul, na 17ª Regional de Saúde de Londrina.
Com a atualização, o estado registrou 69.066 notificações, 15.501 diagnósticos confirmados e 12 óbitos em decorrência de complicações causadas pela dengue desde o dia 1º de janeiro.
No total, 387 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 298 possuem casos confirmados.
As regionais com os maiores números de casos confirmados desde o início do ano são:
- 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (4.458)
- 17ª de Londrina (3.168)
- 15ª de Maringá (1.456)
- 12ª de Umuarama (1.302)
- 18ª de Cornélio Procópio (809).
Chikungunya e ZikaO boletim de monitoramento epidemiológico também registra dados sobre a Chikungunya e Zika no Paraná, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. Conforme a Sesa, desde 1º de janeiro, foram confirmados 595 casos de Chikungunya, com um total de 1.706 notificações da doença no estado. Quanto ao Zika Vírus, até o momento foram registradas 26 notificações e nenhum caso foi confirmado.
Com AEN
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.