Rayssa Leal é bicampeã mundial de skate street
A skatista brasileira competiu e venceu outras sete atletas na decisão do Campeonato Mundial, todas elas japonesas.
Rayssa Leal conquistou o bicampeonato mundial de skate street, neste sábado (14). Aos 16 anos, a duas vezes medalhista olímpica obteve o feito durante o Campeonato Mundial de skate street, disputado em Roma, na Itália.
Para sair com o título, Rayssa precisou de uma grande manobra, que garantiu a virada no final da competição. A skatista brasileira competiu contra outras sete atletas na decisão, todas elas japonesas.
Bicampeã mundial
Rayssa Leal já havia sido campeã do mundo também em 2022. E na primeira competição após os Jogos Olímpicos de Paris, Rayssa mostrou estar em grande forma.
No skate street, a disputa se inicia com cada atleta tendo direito a duas voltas dentro de um percurso, onde vale a melhor nota entre essas duas tentativas. A brasileira teve as duas melhores notas entre todas as competidoras, registrando primeiro um 86,44 e depois um 88,43 (nota que carregou para a continuação da final).
A segunda parte da competição consiste em manobras únicas. Cada atleta tem direito a cinco tentativas e as duas melhores notas entram para o somatório. Nesta fase, Rayssa encontrou uma adversária de peso: Momiji Nishiya – ouro nos Jogos de Tóquio – emendou boas manobras em sequência, alcançando a maior nota única entre todas as finalistas, um 94.88. Com isso, pulou para a liderança, já que Rayssa não conseguiu completar as manobras nas duas primeiras tentativas.
Nas duas seguintes, no entanto, a brasileira encaixou boas performances e pontuou alto, primeiro com um 88,14 e depois um 93,99, que a fez superar Nishiya em sua penúltima tentativa. Restando apenas uma tentativa para cada atleta, somente Nishiya ainda tinha chances de tirar o título de Rayssa. No entanto, ela falhou em sua última manobra e a brasileira confirmou a conquista.
*com informações da Agência Brasil.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.