Crianças, acompanhadas dos responsáveis, acessam Couto Pereira gratuitamente no jogo da Seleção
Defensoria Pública do Paraná orienta os torcedores, caso o acesso gratuito não seja cumprido
**Para realizar o sonho de assistir a um jogo da Seleção acompanhado do filho de cinco anos, o consultor de vendas de veículos, Raphael Ramos Pereira, comprou os ingressos para o confronto entre o Brasil e o Equador na abertura das vendas — no último domingo (1º). No ato da compra, um pop-up informava que crianças de até sete anos tinham entrada gratuita garantida no Couto Pereira, no entanto, duas horas após o início das vendas, a informação foi ocultada e gerou incertezas entre os torcedores. Mesmo com a falta de confirmações ao longo da semana, a FutebolCard, empresa responsável pela venda dos ingressos, cumpriu a norma e permitiu o acesso gratuito de menores de 7 anos ao jogo da Seleção.
- Leia também: Defensoria Pública recomenda entrada gratuita de crianças no jogo do Brasil em Curitiba
O consultor de vendas saiu de Ponta Grossa, a 116 km distância de Curitiba, para assistir ao jogo e aguarda na fila, junto ao filho, para acessar o estádio. Como no ato da compra foi informado que havia a gratuidade dos ingressos para menores de sete anos, Pereira espera entrar no estádio apenas com o documento do filho. Para garantir, chegou a procurar a FutebolCard, que, até o momento, não respondeu: “não obtivemos retorno. Desde domingo, quando adquirimos o ingresso, já questionamos e não retornaram até hoje (6). Porém, conforme os códigos de defesa do consumidor, acredito que (a entrada) não será um problema. Pois eles divulgaram a informação antes da abertura dos ingressos”.
Lei estadual garante o acesso gratuito de crianças em estádios e ginásios do Paraná
O torcedor se refere à lei estadual 17.055/2012, que garante o acesso gratuito de crianças de até 12 anos, acompanhadas dos pais, em atividades desportivas, realizadas em estádios e ginásios, em todo o Paraná. A FutebolCard chegou a ser, inclusive, procurada pelo Procon-PR e pela Defensoria Pública do Paraná para a lei ser cumprida.
Ainda assim, até o momento, não há definição sobre o caso. Situação que gera inseguranças nos torcedores que garantiram ingressos apenas para os adultos — os bilhetes para todos os setores estão esgotados no momento.
No perfil do Instagram da FutebolCard, dezenas de torcedores pedem esclarecimentos sobre este fato.
Às 20h, o torcedor Raphael Ramos Pereira entrou em contato com a equipe do Paraná Portal e informou que conseguiu o acesso gratuito para o filho — mediante apresentação de documento oficial.
O que fazer se não conseguir entrar no estádio para assistir ao jogo da Seleção em Curitiba
“Consumidores e consumidoras têm direito à informação clara, adequada e completa sobre um produto ou um serviço adquirido. Em caso de gratuidade negada, as famílias podem buscar a Justiça para acessar seus direitos”, orienta o defensor público e coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON) da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), Ricardo Menezes da Silva.
Ele explica, ainda, que a decisão não vale apenas para crianças de sete anos ou menos e, sim, para crianças de até doze anos. Portanto, se o acesso gratuito for negado ao menor, os responsáveis podem, posteriormente, buscar o NUDECON para avaliar a possibilidade de uma medida coletiva.
Além disso, reforça que a organização do evento deve considerar condições de capacidade e segurança do estado ao disponibilizar a entrada gratuita para o público.
*Procurada, a FutebolCard não respondeu à equipe do Paraná Portal.
**Matéria atualizada 6 de setembro, às 20h12.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.