
“Situação do futebol do Coritiba é vergonhosa”, diz candidato à presidência da Associação
Júnior Zarur concorre pela chapa Coritiba Independente
O Coritiba realiza no próximo dia 27 as eleições para definir o presidente da Associação com duas chapas na disputa: Eternamente Coxa e Coritiba Independente.
Júnior Emerson Zarur é o à presidência da Associação na chapa Coritiba Independente. Ele fez parte da chapa Coritiba Ideal, liderada por Renato Follador, que ganhou a última eleição e é assessor na Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família.
Além de Júnior Zarur, os outros membros do G5 na chapa são Henrique Bortolotti de Castro, Jefferson do Carmo Bruckheimer, Marcelo de Souza Teixeira e Marlus de Oliveira.
A reportagem do Paraná Portal entrevistou nesta sexta-feira (13) os candidatos Júnior Zamur e Marlus de Oliveira. Os dois falaram sobre os desafios de assumir a Associação do Coritiba e avaliaram o trabalho realizado pela Treecorp até o momento.
As eleições do Coritiba ocorrem em dia 27 de dezembro, entre 9h30 e 16h.
LEIA A ENTREVISTA COM JÚNIOR ZARUR E MARLUS DE OLIVEIRA, CANDIDATOS AO G5 DA ASSOCIAÇÃO DO CORITIBA
Como surgiu a ideia da chapa e como foram definidos os nomes para concorrer ao G5.
Marlus de Oliveira: Esse grupo que montou a chapa já existe há alguns anos. Grupo formado por amigos coxas-brancas e que assistem os jogos nas sociais do Coritiba. Nós sempre debatemos a política do clube e isso já faz 10, 12 anos. Participamos de algumas eleições no passado, nas últimas três, e esse grupo sempre se manteve ativo. Com a não aprovação do estatuto e abrindo a possibilidade de eleição para 2024, o grupo resolveu se ativar novamente nas eleições do Coritiba. Por ser um grupo independente e um G5 que nunca concorreu a um cargo eletivo, surgiu o nome Coritiba Independente. É formado por diversas alas do Coritiba e nunca discriminamos ala A ou ala B, o que o pessoal está falando não é uma verdade. São pessoas que querem trazer o melhor.
Júnior Zarur: Nós somos um grupo pluripartidário. Nosso grupo tem várias vertentes dentro do Coritiba, mas todos torcedores e apaixonados. Somos oposição ao modelo de gestão de futebol da SAF do Coritiba. Esse é nosso posicionamento. Temos pessoas de vários setores do Coritiba, indepedente de qualquer compromisso que não seja com o torcedor coxa-branca.
Quais os principais erros da Treecorp até o momento? E os quais os principais pontos que devem mudar no Coritiba a curto, médio e longo prazo?
Júnior Zarur: A Treecorp é a gestora de um fundo de investimentos. Nós sabemos que a Treecorp tem seu trabalho administrativo, e tem que ser respeitado isso. Porém, o modelo de futebol que a Treecorp implementou no Coritiba é desastroso é até o moment. Por isso, nós somos uma chapa de oposição ao modelo de futebol que a Treecorp implementou. Temos um futebol dentro das quatro linhas do Couto Pereira vergonhosa, a gestão de futebol é uma vergonha. A nossa crítica é a falta de planejamento do futebol em 2023 e 2024.
Nosso desafio é buscar junto a SAF um novo modelo de futebol, mas sabemos que a gestão do futebol é exclusiva da SAF, não do Coritiba associativo. Diante disso, nosso projeto é que possamos dialogar com a SAF. Dentro das quatro linhas, o Coritiba é um desastre. Vamos buscar esse entendimento e se não houver, vamos buscar os caminhos legais.
Marlus de Oliveira: A SAF é a realidade. Mais de 90% da torcida coxa-branca votou pela implementação da SAF. Só que a SAF que está aí é um desastre, sem pessoas capacitadas. Temos que mostrar para eles que o produto que eles compraram, que é o futebol do Coritiba, tem que ser valorizado, se não eles vão perder dinheiro também. Temos nosso projeto a conversa com a SAF de maneira inteligente, não chegando com os pés na porta. Vamos dialogar com a SAF de maneira educada e se não organizarem o futebol, quem está perdendo é eles também.
Júnior Zarur: Produto do Coritiba é o futebol. Temos que ter excelência no futebol e não temos isso hoje. Não estamos falando da Coritiba SAF administrativa. A Treecorp tem mostrado incompetência e desconhecimento. Ela não precisa entender de futebol, mas contratar pessoas que entendam. O papel do Coritiba associativo é fiscalizar e cobrar essa competência e a excelência dentro dos gramados.
A Associação tem direito a uma cadeira na SAF. Com o poder limitado, como a Associação pode cobrar de maneira mais incisiva?
Marlus de Oliveira: O Coritiba tem 10%, mas representa toda a torcida apaixonada e de milhões de torcedores. Quando está sentado na mesa da SAF, nós representamos uma voz que deixa de ser 10% e é muito maior. Essa cadeira da SAF representa toda uma nação e a nossa expertise no futebol vai mostrar isso se eles. Se escutarem o que a gente tem para falar, a tendência é que o clube crescer e se tornar uma das maiores potências do futebol brasileiro. Eles nos prometeram que em cinco anos estaríamos disputando torneios anos, se passaram dois e até agora nada. Se escutarem o que a gente tem para dizer e o que o Coritiba tem de expertise de uma forma ordenada, não tenho dúvida que o Coritiba vai voltar para o lugar que nunca deveria ter saído.
Júnior Zarur: Nós já somos e seremos do primeiro ao último dia de gestão o canal entre o G5 e o Conselho Deliberativo e o G5 e a torcida. A nossa cadeira na SAF será a voz do torcedor coxa-branca. Nosso principal compromisso de campanha é a transparência. Lógico que tem a questão da confidencialidade e não podemos prejudicar comercialmente a SAF. Mas todas as dificuldades que tivemos de aprovação e discussão, vamos levar ao torcedor coxa-branca. Esse é nosso compromisso.
Nós sempre chegamos antes dos jogos, tomando uma cervejinha na frente, e queremos continuar fazendo isso. A gestão vai ser dividida com o torcedor coxa-branca. Queremos essa transparência e ser esse canal entre o torcedor, o G5, o Conselho Deliberativo e o Conselho Administrativo da SAF.
Já tem definido o nome para quem assumir a cadeira na SAF caso a chapa seja eleita?
Marlus de Oliveira: Estamos trabalhando com dois, três nomes de profissionais altamente capacitados. Empresários, pessoas que entendam de mercado financeiro e futebol. Não pretendemos divulgar o nome até para resguardar a identidade da pessoa. Depois da nossa vitória no dia 27, vocês vão saber o nome.
Júnior Zarur: Temos G5 altamente qualificados, profissionais da iniciativa privada e na área pública, e com experiência administrativa e conhecimento desportivo. Nosso representante na SAF será alguém combativo, gabaritada e altamente qualificada para tratar de igual a igual com a SAF, além de representar com maestria o torcedor coxa-branca. Teremos um representante combativo e que buscará o melhor para o Coritiba.
Tem alguma possibilidade de romper contrato com a Treecorp? Algo parecido com o que aconteceu no Vasco, que a Associação retomou o controle do futebol.
Júnior Zarur: Nós vamos buscar o diálogo, sempre em primeiro lugar. Sabemos que existe uma SAF gerida pela Treecorp, mas em caso de não cumprimento de contrato, e nós vamos cobrar o cumprimento rigoroso, vamos buscar os direitos que o Coritiba associativo tem. Em caso do futebol continuar da maneira que está, nós, junto com o torcedor, vamos buscar todos os direitos que cabem a instituição Coritiba, de 115 anos, maior do Sul e uma das maiores do Brasil.
Qual a mensagem que pode deixar para o torcedor do Coritiba caso a chapa seja eleita.
Marlus de Oliveira: Esse grupo já está unido há mais de dez anos, é profundo conhecedor do Coritiba e tem o melhor projeto. Cabe a nós expôr e o torcedor que analisar sabe que é a mais indicada para assumir no próximo triênio. Estamos à disposição para qualquer bate-papo e dúvida que pode surgir. Qualquer torcedor pode entrar em contato que vamos responder.
Júnior Zarur: A situação do futebol do Coritiba é desesperadora, rídicula e vergonhosa. Estou falando da gestão de futebol. Em 2021 [no Brasileirão de 2020], nós caímos em penúltimo lugar e o Botafogo em último. Em 2024, o Coritiba foi o 12º colocado na Série B e o Botafogo está campeão da américa e do brasileiro. Não podemos admitir isso. Foi o que nos motivou a disputar a Coritiba associação. E também o medo do Coritiba caia em mãos erradas.
Nós vamos sempre buscar o aconselhamento de quem já passou pelo Coritiba, esteve junto na gestão e experiência. Precisamos inovar o Coritiba, levar ao alto de tantas glórias. Vamos buscar na experiência a resposta e inovação. Não vamos buscar no Samir Namur, que está apoiando a outra chapa. O Samir é com eles e os que tiveram êxito, nós vamos buscar sim. Quero pedir para o torcedor um Coritiba independente. Nosso compromisso é com o torcedor coxa-branca para mudar a história.
AGENDA DO CORITIBA
- Londrina – domingo (12/01), às 16h, no Couto Pereira, em Curitiba (Campeonato Paranaense)
- São Joseense – quarta-feira (15/01), às 20h, no Couto Pereira, em Curitiba (Campeonato Paranaense)
- FC Cascavel – domingo (19/01), às 16h, no Olímpico Regional, em Cascavel (Campeonato Paranaense)
- Maringá – quarta-feira (22/01), às 16h, no Willie Davids, em Maringá (Campeonato Paranaense)
- Athletico – sábado (25/01), às 16h, no Couto Pereira, em Curitiba (Campeonato Paranaense)
FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DO PARANÁ
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.