Coritiba corria risco de perder pontos se tivesse usado Alef Manga na Série B
Atacante só está liberado para voltar aos gramados a partir do dia 26 de setembro
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu que o atacante Alef Manga pode reforçar o Coritiba a partir do dia 26 de setembro. A defesa do advogado Jeffrey Chiquini, que defendeu o jogador, era que ele estava livre desde o final de julho.
No entanto, os auditores do STJD argumentaram que o atacante não concluiu todo o período de pena por ter jogado dois meses no Pafos, do Chipre, por empréstimo. O contrato foi encerrado com o clube cipriota após a Fifa internacionalizar a suspensão de 360 dias.
A postura do departamento jurídico era de muita cautela apesar da pressão do próprio advogado e de boa parte dos torcedores. Se tivesse utilizado Alef Manga desde o jogo com a Chapecoense, em 27 de julho, o Coxa poderia ser denunciado no STJD e perder, no mínimo, 18 pontos na tabela de classificação. Seriam três pontos a cada rodada, independente do placar, além dos pontos conquistados.
ALEF MANGA ROMPE COM ADVOGADO APÓS DECISÃO DO STJD
Após a decisão do STJD, o atacante do Coritiba se manifestou nas redes sociais e agradeceu aos familiares e representantes “por não me abandonarem, por sempre falarem a verdade e nunca tentarem me iludir com falsas promessas“.
Alef Manga ainda anunciou o rompimento com o advogado Jeffrey Chiquini. “Essa decisão foi motivada pelo meu descontentamento com a condução ao longo do tempo, sem que o principal objetivo, a conversão da pena, fosse alcançado. Acredito que este é o momento de buscar alternativas”, disse.
O advogado também se pronunciou nas redes sociais. “Tenho uma carreira sólida e competência reconhecida como advogado e professor de Direito. Coloquei minhas credenciais em defesa do atleta Alef Manga. O STJD entendeu que Manga deve cumprir pena por manipulação de resultados até 25 de setembro. Cumpri meu ofício com muita dedicação. Como ensinou o professor Evandro Lins e Silva, “das defesas não me arrependo de nenhuma””, afirmou.
POSICIONAMENTO DO CORITIBA
Em nota divulgada nas redes sociais, o Coritiba confirmou a data de retorno do Alef Manga e destacou toda a cautela adotada pelo departamento jurídico nas últimas semanas.
O Coritiba informa que, diante da decisão proferida pelo STJD nesta data, a suspensão aplicada ao atleta Alef Manga foi confirmada até o dia 25.09. A constatação da data de encerramento da suspensão por parte do STJD corrobora com a cautela, estratégia e responsabilidade jurídica do clube ao longo deste processo.
Com a projeção de liberação futura, Alef Manga seguirá sua preparação física e técnica para estar disponível e ser utilizado em campo pela Comissão Técnica do Clube, que definirá melhor momento e forma de aproveitamento, respeitando a data confirmada pelo STJD.