
Com ou sem pacto, veja a matemática do Athletico para não ser rebaixado
Risco de queda para a Série B aumentou após a derrota em casa para o Bragantino, mas a conta é simples; confira
O Athletico perdeu para o Bragantino, por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (5), e se complicou na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Apesar de as chances de jogar a Bezona em 2025 terem aumentado, o Rubro-Negro depende só de si para evitar o vexame de ser rebaixado em pleno centenário. Veja as contas!
Além do Athletico, outros três times entram na 38ª rodada do Brasileirão com risco de rebaixamento: Bragantino, Fluminense e Atlético-MG. Um dos quatro vai cair, e os demais seguem na Série A.
Após a derrota no confronto direto para o Massa Bruta, em plena Ligga Arena abarrotada com mais de 41 mil torcedores, o Athletico permaneceu estacionado nos 42 pontos, mas caiu para a 16ª colocação, na portinha da zona de rebaixamento. O Bragantino abre o Z4, com 41 pontos.
Na última rodada do Brasileirão, domingo (8), às 16h, o Furacão encara o Atlético-MG, fora de casa. O time mineiro é o 14º, com 44 pontos, e precisa pontuar para afastar qualquer possibilidade mínima de descenso, bem como garantir vaga na Copa Sul-Americana.
Já o Fluminense é o 15º colocado, com 43 pontos, e visita o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo.
O que acontece se o Athletico vencer o Galo?
Em caso de vitória sobre o Atlético-MG, o Furacão chega aos 45 pontos e escapa do rebaixamento.
O confronto direto será disputado na Arena MRV com portões fechados, por conta da confusão ocorrida na final da Copa do Brasil.
E em caso de empate?
Se o Athletico empatar com o Galo, o time precisa que o Bragantino não vença o já rebaixado Criciúma, em Bragança Paulista, ou que o Fluminense perca para o Palmeiras.
O que acontece se o Rubro-Negro perder para o Atlético-MG?
Uma derrota para o Atlético-MG, domingo, aproxima o Athletico de jogar a Série B do ano que vem. Nesse caso, a única forma de evitar o cenário desastroso seria acender uma vela preta e secar o Bragantino, que não poderia vencer o Criciúma.
Centenário athleticano pode terminar com rebaixamento à Série B
O Athletico acumulou insucessos em sua temporada mais importante em 100 anos. Apesar de ter conquistado o título do Campeonato Paranaense, o time foi eliminado na Copa do Brasil e Sul-Americana, e vai encerrar o ano sem títulos de expressão e com um time pouco competitivo – promessas da diretoria para o centenário.

Para evitar o vexame completo, com um rebaixamento em pleno centenário, a diretoria athleticana lançou a campanha “pacto”. Correndo risco de virar meme, caso não garanta a permanência na Série A, o clube divulgou um vídeo com imagens de cunho satanista em que sugere possuir um acordo com forças ocultas para evitar a queda à Série B.
Fora de campo, o material inflamou a torcida, que compareceu em peso nos últimos jogos do Athletico na Ligga Arena. Dentro das quatro linhas, entretanto, o Athletico frustrou seus torcedores e ainda não cumpriu com sua parte do acordo, chegando à última rodada do Brasileirão com risco de ser rebaixado.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.