Athletico e Coritiba lamentam morte de Margarita Sansone
Primeira-dama de Curitiba faleceu nesta terça-feira (20)
Athletico e Coritiba postaram mensagens de luto por conta da morte de Margarita Sansone de Macedo, primeira-dama e esposa do Prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Ela faleceu aos 79 anos em decorrência de um linfoma.
- Morre a primeira-dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone
- Greca lamenta morte da esposa: “Viverá para sempre em mim”
- Governador Ratinho Junior lamenta o falecimento da primeira-dama de Curitiba
LEIA A NOTA DO ATHLETICO
Com sentimento de profundo pesar, lamentamos o falecimento da primeira-dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone. Esposa do prefeito Rafael Greca, ela nos deixou nesta terça-feira, aos 79 anos.
Margarita foi fundadora e presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), e presidente da Fundação Cultural de Curitiba.
Nossos sentimentos ao prefeito Rafael Greca e a todos os familiares e amigos de Margarita Sansone neste momento de grande tristeza.
LEIA A NOTA DO CORITIBA
Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento de Margarita Sansone de Macedo, primeira-dama e esposa do Prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
Margarita, além de se destacar pelo trabalho na área da assistência social da capital paranaense, foi também companheira de uma vida toda de Greca, além de uma voz ativa, dedicada e amorosa nos cuidados com os curitibanos.
Neste momento de dor, enviamos nossas mais sinceras condolências ao Prefeito Greca e a toda a família. Que a memória de Margarita traga conforto e força, e que a união e o amor possam amenizar a dor e a saudade. Seu legado de amor e dedicação será lembrado com carinho por todos nós.
QUEM FOI MARGARITA SANSONE, PRIMEIRA-DAMA DE CURITIBA
Nascida em Curitiba, Margarita era multi-capacitada e se destacava pelos trabalhos sociais. A primeira-dama se formou em Economia, em Arqueologia e História da Arte, em Jornalismo e em Letras. E atuou como professora de Língua e Literatura Francesa.
Além disso, se manteve à frente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Também foi assessora da Casa Civil do Governo do Paraná e do Museu Oscar Niemeyer (MON). Em 2017, passou a ser Consultora Estratégica Voluntária da Prefeitura de Curitiba.
Em sua vida dedicada ao trabalho social e ao desenvolvimento cultural de Curitiba, Margarita implantou programas como FAS-SOS, SOS Mulher, Casa da Acolhida e do Regresso, Direito de Família, Farmácia Caseira, Carrinheiro-Cidadão — todos voltados ao apoio da população de baixa renda da capital. Também criou as unidades da Leve Curitiba, loja que vende objetos que rementem aos atributos turísticos da capital.
O casal manteve um relacionamento sólido desde 1978. Os dois se conheceram na Galeria Arcaica e se casaram em uma cerimônia religiosa intimista realizada por Dom Pedro Fedalto — que hoje ocupa o cargo de Arcebispo Emérito de Curitiba. Margarita e Greca se casaram em 1991.
Margarita era frequentemente vista ao lado do marido, em cerimônias públicas e sociais. Greca também a mencionava em seus discursos e exaltava o amor que a primeira-dama tinha pelos projetos aos quais se propunha a desenvolver em prol dos curitibanos.