
Vendas no comércio do Litoral crescem 20% durante o verão
O bom resultado na economia dos municípios litorâneos foi impulsionado pelo Verão Maior Paraná, que reuniu 1,8 milhão de pessoas em shows gratuitos.
As vendas no comércio do Litoral do Estado cresceram entre 20% e 30% durante a alta temporada de 2025, no comparativo com o ano passado. A estimativa é das associações comerciais de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.
O bom resultado na economia dos municípios litorâneos foi impulsionado pelo Verão Maior Paraná, promovido pelo Governo do Estado e que reuniu 1,8 milhão de pessoas em shows gratuitos, e 2,4 milhões de atendimentos em ações esportivas e de lazer.

A Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima) estima um crescimento de 20% nesta temporada, tanto na movimentação econômica quanto no número de turistas. “Nós fomos muito beneficiados com os shows do Verão Maior Paraná. Vemos um número expressivo de pessoas que não vinham ao nosso Litoral e que agora começaram a frequentar justamente por causa dessa programação e a divulgação para o todo o Brasil. Tivemos o último final de semana de shows já emendando com o Carnaval, então isso ajuda a ter uma temporada de ganhos financeiros melhores para o nosso comerciante”, avalia presidente da Acima, Felipe Nascimento.
Em Guaratuba, a Associação Comercial e Empresarial (ACIG) estimou um crescimento de 30% na movimentação de pessoas no período entre o Natal e a primeira semana de janeiro de 2025. Em termos financeiros, o aumento ficou entre 20% e 25% no mesmo período, na comparação com 2024.
Segundo o presidente da ACIG, Roberto Stelmacki Junior, outros setores também sentiram o impacto do Verão Maior Paraná na cidade. “Na parte de hotelaria, tivemos uma ocupação muito próxima de 100%”, afirma.
A movimentação também foi intensa em Pontal do Paraná, com estimativa de crescimento de 20% no número de turistas e de 10% no volume de vendas.
Para o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o Verão Maior Paraná já se tornou essencial para as cidades litorâneas. “Tivemos grandes espetáculos, mais de 300 mil pessoas passaram por aqui com uma bela temporada, movimentando a economia da nossa cidade, com muitas casas locadas e comerciantes colhendo os frutos desse movimento”, destaca.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.