
Turismo paranaense cresce 7,1% em 12 meses, diz IBGE
A curva de crescimento da atividade turística no Estado é maior que outros destinos já consagrados no país, como o Rio de Janeiro e o Nordeste.
O setor de turismo no Paraná registrou um crescimento de 7,1% nos últimos 12 meses, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A curva de crescimento da atividade turística no Estado é maior, por exemplo, que outros polos turísticos já consagrados no país, como o Rio de Janeiro (6,6%), e destinos no Nordeste, como o Ceará (4,8%) e Pernambuco (3,8%).
Os dados foram divulgados pelo órgão federal nesta semana e compreendem o período entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025.
As empresas ligadas ao setor de turismo, o que inclui a hotelaria, gastronomia, transporte e agências de viagem, tiveram um desempenho acima da média do Brasil no período mais recente analisado pelo IBGE. A alta de 7,1% no volume de atividades em 12 meses foi acompanhada de um crescimento de 11,2% na receita nominal destas empresas. Em nível nacional, a variação foi de 3,8% nas atividades e de 9,7% nas receitas.
O desempenho do turismo paranaense também foi positivo no comparativo de janeiro de 2025 com o mesmo mês do ano anterior, com um aumento de 2,3% nas atividades e de 9% nas receitas, o que aponta para mais um ano promissor para o setor no Estado.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.