Economia
Receita libera declaração pré-preenchida do Imposto de Renda
Foto: Paraná Portal

Receita libera declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

Conforme o Fisco, a expectativa é que a ferramenta seja usada em mais da metade das declarações enviadas neste ano.

Rafael Nascimento - terça-feira, 1 de abril de 2025 - 07:39
Banner Asfalto

A Receita Federal libera nesta terça-feira (1º) a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. Conforme o Fisco, a expectativa é que a ferramenta seja usada em mais da metade das declarações enviadas neste ano.

Na declaração pré-preenchida, o contribuinte pode acessar informações integradas de rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas, o que facilita a entrega do documento fiscal.

O uso da declaração pré-preenchida do IR vem crescendo muito nos últimos anos, passando de 7% das entregas em 2022 para 41% em 2024. Neste ano, ela deve ser utilizada em cerca de 57% das 46,2 milhões de declarações previstas.

As pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440, são obrigadas a declarar.

Quem recebeu até dois salários mínimos mensais durante 2024 está dispensado de fazer a declaração, salvo se se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.

Como usar a declaração pré-preenchida

Para optar pela declaração pré-preenchida, é preciso ter uma conta níveis Prata ou Ouro no gov.br.

Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 14 bancos credenciados pelo gov.br.

Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Para quem não faz a própria declaração, ainda existe a alternativa de usar o site ou app Meu Imposto de Renda, da Receita Federal. Nele, é possível dar autorização de acesso à declaração pré-preenchida para qualquer CPF ou CNPJ , evitando assim o compartilhamento da senha gov.br.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe