Economia
Procon-PR realiza mutirão de renegociação de dívidas
Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Procon-PR realiza mutirão de renegociação de dívidas

Os consumidores poderão renegociar dívidas em atraso no cartão de crédito, crédito consignado e cheque especial, entre outras.

paranaportal - sábado, 1 de março de 2025 - 16:00
Banner Porto

O Procon-PR realiza, a partir deste sábado (1º), um mutirão de renegociação de dívidas e orientações financeiras. Os consumidores poderão renegociar dívidas em atraso no cartão de crédito, crédito consignado e cheque especial, entre outras.

O mutirão integra o Mês do Consumidor e segue ao longo do mês de março, até o dia 31. A programação acontece em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor, Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

As dívidas com garantias reais, como financiamento de veículos ou imóveis, por exemplo, ou de contratos que estejam com os pagamentos em dia, não poderão ser renegociadas neste mutirão.

Durante esse período, os consumidores terão acesso também a plataforma Meu Bolso em Dia, que oferece, de forma gratuita, conteúdos sobre educação financeira e sobre como evitar situações de superendividamento.

Como participar do mutirão de renegociação de dívidas do Procon

A negociação acontecerá exclusivamente através da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br. Além disso, o consumidor poderá negociar diretamente com o banco no qual o consumidor tem conta ou uma dívida.

O consumidor terá acesso também a plataforma Meu Bolso em Dia, que oferece, de forma gratuita, conteúdos sobre educação financeira, tema tão relevante e necessário para ajudar as pessoas a saírem do sufoco.

Para participar do mutirão de forma on-line, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.

“É importante que no relato, o consumidor informe o quanto pode pagar por mês na sua negociação”, alerta Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe