Economia
Paranaenses gastarão mais para presentear neste Natal; saiba quais itens estão mais caros
(Foto: gpointstudio/Freepik)

Paranaenses gastarão mais para presentear neste Natal; saiba quais itens estão mais caros

Fecomércio afirma que as altas também impactarão na ceia dos paranaenses

Brenda Iung - quarta-feira, 11 de dezembro de 2024 - 19:17

Livros, perfumes, roupas, brinquedos: os presentes mais comuns do Natal estão mais caros neste ano no Paraná. O boletim da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), prevê inflação nas lembranças e nos itens da ceia de Natal.

O estudo demonstra que a Inflação da Cesta de Consumo de Natal brasileira foi de 3,76% em 12 meses. No Paraná, esse índice superou a média nacional e alcançou 3,94%. Os itens mais caros para compor a ceia de Natal no estado serão: o azeite de oliva (alta de 32,11% em Curitiba), o alho (24,20%) e o leite longa vida (23,28%).

Outros alimentos da ceia de Natal na mesa da maioria dos paranaenses também estão mais caros: carne de porco (12,60%), filé mignon (9,19%) e frango inteiro (8,34%).

Os presentes de Natal também estão mais caros no Paraná neste ano. A Fecomércio PR analisou os itens mais comprados no estado: livros (11,56%), calçados e acessórios (7,12%), perfumes (6,90%), chocolates (6,55%), roupas masculinas (3,18%), roupas femininas (2,84%), roupas infantis (2,02%) e brinquedos (1,38%).

Como sugestão para presentear sem gastar muito, a Fecomércio PR lista os itens com baixa nos preços: aparelhos telefônicos (-0,04%) e os eletrodomésticos (-1,97%).

E é possível enfeitar a casa ao aproveitar a queda no preço dos artigos de iluminação (12,21%). E o melhor: com a troca da bandeira da conta de luz para verde, o uso de lâmpadas de Natal terá um impacto menor durante o mês de dezembro.

A análise da Fecomércio PR comparou os preços dos itens listados entre dezembro de 2023 e novembro de 2024.

*Com informações de assessoria de imprensa.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe