Economia
Praça central de Curitiba pode virar polo gastronômico
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Praça central de Curitiba pode virar polo gastronômico

Projeto de Lei quer transformar a Praça Osório em um ambiente propício para encontros, lazer, entretenimento e atividades gastronômicas

Brenda Iung - terça-feira, 29 de outubro de 2024 - 16:34

A Praça Osório, localizada no Centro de Curitiba, pode virar um polo gastronômico — prevê o projeto de lei 005.00145.2024, que tramita na Câmara Municipal. A iniciativa, de Sidnei Toaldo (PRD), busca fomentar a convivência comunitária e proporcionar um ambiente agradável para encontros, eventos e atividades culturais. De acordo com o projeto, há, ainda, a intenção de estimular a economia local e valorizar a estética urbana.

“O projeto de lei tem grande relevância, tendo em vista a importância da revitalização de espaços públicos para o lazer e convívio social, já que na localidade há diversos estabelecimentos comerciais voltados à gastronomia e ao entretenimento”, explica o vereador Toaldo.

Se aprovado, a Praça Osório ganhará os mesmos benefícios implantados na rua Prudente de Morais — que se tornou um polo gastronômico em 2019 e recebeu incentivos estruturais para receber o público, como a ampliação das calçadas, a melhoria da iluminação, a renovação asfáltica e a revitalização de áreas históricas.

O projeto prevê que a Osório deixe de ser apenas um ambiente para a realização das feiras especiais promovidas pela Prefeitura de Curitiba (de Páscoa, de Natal, de Inverno e de Artesanato) e pelas cooperativas (de Orgânicos). E, passe, então, a dar espaço para outros eventos culturais e gastronômicos.

Criação de Polos Gastronômicos de Curitiba está no Plano de Diretor de 2015

O incentivo à criação dos Polos Gastronômicos em Curitiba é prevista no Plano Diretor em vigor na capital (lei 14.771/2015). Além da criação, a lei sugere a autorização simplificada para realização de eventos nos espaços, preferência para fechamento de ruas em datas comemorativas, reforço da segurança local, ações para harmonia estética, melhorias na iluminação e nas calçadas e sinalização indicativa dos estabelecimentos participantes. Cabe, ainda, ao município, a realização de apresentações artísticas e musicais e a promoção de festivais e encontros gastronômicos e culturais.

*Com informações de Câmara Municipal de Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui

Compartilhe