Paranaenses podem “limpar o nome” e renegociar dívidas com bancos
Mais de 90% das famílias do Estado possuem algum tipo de dívida; veja quais contratos podem ser renegociados e como participar.
Paranaenses que possuem dívidas com bancos e instituições financeiras podem renegociá-las ao longo do mês de novembro. O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira tem como objetivo “limpar o nome” dos consumidores, com condições facilitadas.
A ação ocorre exclusivamente pela internet e é promovida pela Febraban – Federação Brasileira de Bancos (Febraban), bancos associados em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Procon-PR.
De acordo com levantamento recente da Fecomércio PR, 90,66% das famílias paranaenses possuíam algum tipo de dívida em setembro – o índice de inadimplentes é de 77,25% no país.
Renegociação de dívidas: veja como participar do mutirão
O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira acontece de 1 a 30 de novembro de 2024 e, nesta edição, deverá tirar um número ainda maior de brasileiros da inadimplência. Durante o mês, bancos e financeiras irão oferecer condições especiais para renegociar dívidas.
Na edição anterior, realizada em março, foram mais de 1,6 milhão de contratos repactuados, conforme a Febraban.
Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras, que estejam em atraso, não possuam bens dados em garantia e não estejam prescritas.
“Os bancos estão empenhados em oferecer benefícios para seus clientes quitarem essas dívidas em condições melhores do que aquelas já existentes no contrato”, destaca a Febraban.
A ação acontecerá exclusivamente pela internet, por meio da plataforma de solução de conflitos Consumidor.gov.br ou diretamente com o banco no qual o consumidor tem conta ou a dívida.
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma. Nela, o interessado fará o relato do seu problema, e deve informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas. É importante que no relato, o consumidor informe o quanto pode pagar por mês na sua negociação. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado.
Além da negociação das dívidas, os consumidores paranaenses também têm acesso a plataforma Meu Bolso Em Dia, que oferece, de forma gratuita, conteúdos sobre educação financeira, com dicas para ajudar as pessoas a sair do sufoco.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.