Economia
Paraná aparece em segundo lugar na recepção de turistas estrangeiros
São José dos Pinhais, 19 de 2024 – O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolintana de Curitiba (RMC), passa a contar com a rota Curitiba-Santiago (Chile).

Paraná aparece em segundo lugar na recepção de turistas estrangeiros

O estado tem trabalhado para atrair mais visitantes em várias frentes

paranaportal - domingo, 18 de agosto de 2024 - 17:08

O Paraná teve a segunda maior variação na chegada de turistas estrangeiros no país entre os cinco maiores portões de entrada desses viajantes no primeiro semestre de 2024. A variação do Paraná é de 25% com a chegada de 507.560 turistas internacionais entre os meses de janeiro e junho de 2024, contra 403.504 no mesmo período do ano passado. 

Os dados foram retirados do site da Embratur. 

A variação mostra o aumento na recepção de turistas estrangeiros, de um período para outro, e em comparação com outros Estados. Na soma numeral de turistas que cada estado recebeu, o Paraná fica em 4º lugar na posição do país, mas há um crescimento percentual na recepção de turistas estrangeiros no primeiro semestre do ano. 

Somente Santa Catarina teve variação maior que o Paraná no primeiro semestre deste ano, com crescimento de 53% na recepção de turistas estrangeiros de janeiro a junho de 2024. Apesar da variação maior, o Estado vizinho recebeu menos turistas estrangeiros que o Paraná. Foram 315.697 neste ano e 205.649 em 2023. 

LEIA TAMBÉM: Maior tirolesa do Paraná tem 1km de extensão e 128 metros de altura

Ainda na lista dos cinco estados que mais tiveram a presença dos turistas estrangeiros, estão o Rio de Janeiro, que teve variação de 24% no primeiro semestre (760.280 em 2024 e 609.023 em 2023); São Paulo com variação de 9% (1.111.522 em 2024 e 1.052.226 em 2023); e Rio Grande do Sul, que apresentou queda de 18% no período (619.021 em 2024 e 794.997 em 2023). 

O crescimento na recepção de turistas estrangeiros está ligado a vários fatores como a abertura do Porto de Paranaguá para recepcionar navios de cruzeiros no litoral; a abertura de novas frotas de voos internacionais nos aeroportos paranaenses; o diálogo com instituições e representantes do exterior; além de campanhas para promover o turismo paranaense.

Somente no mês de janeiro deste ano, o Paraná recebeu 35,2 mil turistas internacionais a mais do que o mesmo mês de 2023. Segundo o coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da Setu, Lucas Henrique Silvestrin Zani, isso é um reflexo da temporada de navios de cruzeiros no Porto de Paranaguá.

“Ao todo, os navios fizeram 16 paradas no Litoral e essa foi a primeira vez que entramos na rota das empresas que atuam nesse ramo. Os navio atracaram no Estado entre os meses de dezembro e março, encerrando a temporada com 13.766 mil turistas estrangeiros chegando ao estado por vias marítimas”, disse.

Outro mês que apontou significativo aumento de turistas estrangeiros no Paraná foi junho, com 11,2 mil turistas a mais do que junho de 2023. Este é o mês que inicia a época mais fria do ano e em que o Governo do Estado lançou uma campanha para apresentar os atrativos e produtos típicos do inverno.
Outras políticas públicas que contribuem para a atração de turistas internacionais é a melhoria da conexão aérea. Neste ano, o Paraná conquistou quatro novas rotas diretas. O Aeroporto Internacional Afonso Pena passou a receber voos sem conexão de Santiago (Chile) pela JetSmart (um voo sazonal que vai até o mês que vem); e da Argentina (Buenos Aires), também pela JatSmart.

Em outubro começa a operar, ainda os voos diretos entre o Paraná e Lima (Peru), pela Latam; e em dezembro para Assunção (Paraguai), pela Companhia Aérea Azul. O Estado também tem voos diretos para Montevidéu (Uruguai) pela Azul; Buenos Aires (Argentina) pela Aerolineas Argentinas e pela Gol; Santiago (Chile) pela Latam; todos pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, na terra das Cataratas, é possível se conectar sem escalas com Santiago (Chile) pela Companhia JetSmart.

Compartilhe