Economia
Maior tirolesa do Paraná tem 1km de extensão e 128 metros de altura
Foto: Viaje PR

Maior tirolesa do Paraná tem 1km de extensão e 128 metros de altura

A atividade esportiva fica em Ribeirão Claro, no norte pioneiro do estado

paranaportal - domingo, 18 de agosto de 2024 - 16:53

Quem gosta de emoções fortes não pode perder a maior tirolesa do Paraná com 1km de extensão em Ribeirão Claro, no norte pioneiro do estado. Com seu ponto mais alto atingindo 128 metros de altura, a experiência recebe centenas de turistas paranaenses e paulistas todos os meses. 

A atividade esportiva fica dentro da Estância Pedra do Índio, onde os aventureiros também têm uma vista privilegiada entre o Morro da Aldeia e a própria Pedra do Índio.

O coordenador de turismo de aventura da Estância Pedra do índio, João Paulo Molini, comenta que o atrativo tem alguns diferenciais como as modalidades de descida, além da vista privilegiada da Represa de Chavantes.

“Apenas a altura ou a extensão de uma tirolesa não é o suficiente para torná-la especial. O local em que ela está situada é, muitas vezes, mais importante do que outros critérios, porque o turismo de aventura e natureza requer uma paisagem interessante”, destaca. 

“A tirolesa da Estância tem uma vista privilegiada para vales, montanhas, colinas e, claro, para o Angra Doce. Nossos equipamentos são certificados e sempre passam por vistorias do órgão competente, e isso é importante, pois mostra que o nosso atrativo é seguro para todos”, completa Molini.

A maior tirolesa do Paraná opera desde setembro de 2019, sendo responsável por mais da metade dos turistas que visitam o local. “A tirolesa é o nosso carro-chefe. Nós também trabalhamos com passeios náuticos e trilhas, mas ela é responsável por, pelo menos, 70% de todos os visitantes que chegam à Estância”, explica o  coordenador de turismo da estância. 

Para quem gosta de aventuras, mas não abre mão da segurança, vale destacar que o produto possui todos os certificados de segurança perante o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).

Quem pode ir na maior tirolesa do Paraná

Para aproveitar o atrativo é necessário se enquadrar dentro de alguns critérios, principalmente em relação ao peso. Para descidas individuais, o peso mínimo é de 40 kg e o máximo é de 120 kg, enquanto para aproveitar ao lado de outra pessoa é necessário que o peso da dupla não supere os 150 kg

LEIA TAMBÉM: Cidade do Paraná abriga resquício de colisão de meteorito ocorrida há 120 milhões de anos

Modalidades

Na descida dupla, os turistas realizam o trajeto sentados e têm uma visão 360º das áreas verdes da Estância, com a Represa de Chavantes ao fundo.

Aos amantes da adrenalina, também existem as modalidades “Superman” e “Superwoman”, onde o participante faz o percurso da tirolesa na horizontal, como se estivesse deitado. Essa modalidade é famosa por atingir velocidades maiores que o convencional, proporcionando uma sensação de estar voando. Para esta categoria, o peso total não pode superar os 100 kg.

 Estância Pedra do Índio

A Estância Pedra do Índio faz parte do Destino Turístico Angra Doce, parceria dos governos do Paraná e de São Paulo, que compreendem empreendimentos de turismo rural e ecoturismo nas duas margens da Usina Hidrelétrica de Chavantes. No local também é possível fazer trilhas, mergulhos, canoagem, voos de parapente e visitar mirantes, entre outras atrações.

A região também costuma atrair entusiastas de esportes como rafting, canoagem, trekking, asa delta, voo livre, paraglider, parapente, equitação, passeios náuticos e pesca esportiva. Além de contar com cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima, que foi destruída durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e reconstruída quatro anos mais tarde.

Compartilhe