Economia
Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba completa 140 anos
Foto: Denis Ferreira Netto/AEN

Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba completa 140 anos

Construída inicialmente para facilitar o escoamento de cargas e insumos paranaenses pela Serra do Mar, a ferrovia ficou conhecida mundo afora pelo passeio de trem até Morretes.

paranaportal - segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 - 09:01
Banner Porto

A Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba completa 140 anos neste mês de fevereiro. Construída inicialmente para facilitar o escoamento de cargas e insumos paranaenses pela Serra do Mar, a ferrovia ficou conhecida mundo afora pelo turismo, com o passeio de trem até Morretes.

Operado pela Serra Verde Express, o trajeto de trem ligando a Capital ao Litoral foi reconhecido em janeiro como o 14º melhor passeio ferroviário do planeta, pela publicação Lonely Planet, especializada em roteiros de viagem.

A celebração dos 140 anos da estrada de ferro aconteceu na última sexta-feira (21) no recém-inaugurado restaurante Stazione, em Morretes.

A origem da ferrovia Paranaguá-Curitiba está diretamente ligada com os irmãos Antônio e André Rebouças, os primeiros engenheiros negros do Brasil. Inaugurada oficialmente em 5 de fevereiro de 1885, o principal objetivo da estrada de ferro era facilitar o transporte de cargas e de diferentes insumos que o Paraná produzia na época, como a erva-mate, que representava uma grande parcela da economia do Estado.

Hoje, além de manter sua relevância no transporte de cargas, ela também carrega o turismo como destaque, graças ao passeio até Morretes.

Situada em meio à maior área contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil, o trajeto conta com 108,2 quiômetros de extensão, ligando a Curitiba à cidade de Paranaguá, onde está localizado um dos principais portos da região sul do Brasil. No caminho, a estrada faz parada também em Morretes, onde é o final do passeio de trem turístico, sendo um importante indutor de visitantes nacionais e internacionais à cidade.

Foto: Serra verde Express

O itinerário conta com paisagens deslumbrantes, além de passar por 41 pontes, dezenas de pontilhões, 13 túneis e marcos da engenharia, como o Viaduto do Carvalho e a Ponte São João, que possui 113 m de comprimento e um vão livre de 70 m.

“Essa ferrovia, atualmente, está ligada diretamente aos avanços e reconhecimentos do Turismo do Paraná, porque ela é responsável pela captação de muitos visitantes e curiosos. Precisamos mesmo celebrar esses 140 da estrada de ferro, porque estamos acertando muito neste aspecto, incentivando o uso de estruturas que fizeram parte da nossa história, valorizando a nossa cultura e a convertendo em produtos turísticos qualificados e atrativos”, afirma o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe