Atividade econômica cresce 5,3% no Paraná em setembro
Com destaque para a indústria, resultado foi ligeiramente superior ao resultado no país em setembro, que cresceu 5,1%.
A atividade econômica no Paraná apresentou crescimento de 5,3% em setembro, em relação ao mesmo mês no ano passado. Os dados constam no Índice de Atividade Econômica Regional, do Banco Central.
De acordo com análise do Ipardes – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social -, a variação das atividades econômicas paranaenses foi ligeiramente superior ao resultado no país em setembro, que cresceu 5,1%.
Por outro lado, o índice de crescimento econômico do Paraná em setembro é menor se comparado aos demais estados do Sul: Santa Catarina registrou IBCR de 6,12%, enquanto o Rio Grande do Sul cresceu 5,6%.
O Índice de Atividade Econômica Regional é um indicador divulgado mensalmente que incorpora as informações sobre o desempenho da economia nos setores agropecuário, industrial, de serviços e de comércio a partir das pesquisas mensais do IBGE.
“O resultado do Índice de Atividade Econômica do Banco Central está alinhado com outros indicadores conjunturais do Estado que o Ipardes acompanha. A população paranaense é beneficiada por esse favorável movimento econômico principalmente por meio da evolução do emprego e dos salários”, destaca o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado.
Além do IBCR, dados do Ipardes divulgados recentemente apontaram um crescimento de 2,89% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná no segundo trimestre desse ano, somando R$ 176 bilhões no período.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.