13º salário: paranaenses vão usar dinheiro extra para pagar contas
A primeira parcela do 13º salário deve ser paga aos trabalhadores com carteira assinada até o dia 30 de novembro.
Quase metade dos paranaenses vão usar o 13º salário para pagar contas ao invés de presentear. É isso que aponta uma pesquisa feita pela ACP – Associação Comercial do Paraná -, que busca estabelecer a relação entre o dinheiro extra e a Black Friday.
O levantamento indica que 43,89% dos entrevistados pretendem quitar dívidas, enquanto 42,50% vão guardar o valor e apenas 23,06% devem usar o 13º salário para compras pessoais.
Compras na Black Friday
A pesquisa também revelou que a Black Friday é interessante para 81,47% dos consumidores, dos quais 58,04% afirmam que vão aproveitar as promoções. Roupas e calçados (56%), eletrônicos (39%), eletrodomésticos (34%) e cosméticos (20%) são os itens de maior interesse no evento, que neste ano ocorre no dia 29 de novembro.
Muitas lojas, entretanto, estenderam o período de promoções para o mês todo, incluindo shoppings e o comércio de rua curitibano.
Em relação ao local de compra, quase 90% dos entrevistados vão efetivar o gasto de forma online, enquanto 35% vão ao shopping e 33% em comércios de rua.
A sondagem da ACP foi realizada entre 29 de outubro e 1º de novembro e ouviu 367 consumidores. O objetivo é auxiliar os comerciantes a identificar oportunidades.
A primeira parcela do 13º salário deve ser paga aos trabalhadores com carteira assinada até o dia 30 de novembro. Os empregados devem receber 50% do salário bruto, sem descontos – caso não tenham pedido o adiantamento junto com as férias.
Já a segunda parcela deve ser depositada pelos empregadores até 20 de dezembro, com descontos do INSS e imposto de renda.
*com informações da BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal para obter todas as informações. Clique aqui.