Contratações temporárias devem crescer no Paraná
Para quem deseja ingressar ou se reinserir no mercado de trabalho, as vagas temporárias representam uma excelente oportunidade.
As contratações temporárias devem crescer no Paraná nesta reta final do ano. De acordo com levantamento feito pela Fecomércio PR, em conjunto com o Sebrae/PR, 20,3% dos empresários planejam a contratação de trabalhadores nos próximos meses.
O percentual de empresas que devem contratar mão de obra temporária para a reta final do ano é superior ao registrado no ano passado, quando 15% dos empresários planejavam contratar temporários.
Para quem deseja ingressar ou se reinserir no mercado de trabalho, as vagas temporárias representam uma excelente oportunidade de mostrar seu talento. Segundo o levantamento, 91,6% dos trabalhadores temporários têm chance de efetivação, tornando esse período uma porta de entrada para contratações permanentes.
O setor de turismo lidera as intenções de contratação, com 32,6% das empresas prevendo a abertura de vagas temporárias. No comércio, o índice chega a 22,9%, enquanto entre as prestadoras de serviços, o percentual é de 13,7%.
“A previsão de contratação de temporários no Paraná está no melhor patamar desde 2021, reflexo do crescimento da economia e da perspectiva dos comerciantes em expandir seus negócios, uma vez que estes trabalhadores podem ser incorporados no quadro funcional das empresas, pois as chances de efetivação são altas, conforme aponta a pesquisa”, avalia o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.
Vagas temporárias no Paraná
O levantamento conjunto da Fecomércio PR e do Sebrae/PR aponta, ainda, que a maior parte das empresas (66,6%) pretende contratar até cinco pessoas.
As vagas ofertadas são diversas, conforme o setor da economia. As principais são de atendente geral (38,9%), vendedor (27,8%), auxiliar de cozinha (12,5%), auxiliar geral (8,3%), profissional especializado (8,3%) e serviços gerais (8,3%). Além do Natal, a Black Friday também aparece como um fator de estímulo, impulsionando 9,8% das contratações temporárias.
A coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez, aponta que essa movimentação ocorre por diferentes motivos. “Vemos que o mercado de trabalho está aquecido, isso está aliado ao investimento em políticas públicas e a qualificação profissional do turismo, com destaque para a estruturação de novos produtos e serviços para o consumidor”, disse.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.