Empresários podem doar Imposto de Renda para projetos sociais no Paraná
Até 27 de dezembro, pessoas jurídicas podem destinar até 1% do imposto de renda para ações sociais
Até 27 de dezembro, pessoas jurídicas do Paraná podem doar até 1% do seu imposto de renda ao Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA) e apoiar projetos e ações que garantam os direitos deste público em todo o Estado. O Lide Paraná, com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, realizou nesta terça-feira (12) um encontro com representantes das empresas associadas à entidade para explicar e exemplificar como essa destinação pode modificar vidas.
O evento teve como foco esclarecer os empresários sobre o processo de doação e destinação dos recursos para este e outros fundos similares, geridos pelo Estado e têm por objetivo financiar projetos sociais prioritários.
Dados apresentados pela Receita Federal, mostram que o Paraná, possui capacidade para recolher R$ 615 milhões em doações, porém, apenas 5% desse valor, R$ 33 milhões, são destinados para projetos e fundos estaduais.
Para incentivar os empresários do Paraná a doar o imposto de renda, foram apresentados cases como do Hospital Pequeno Príncipe, Gerar e Grafo Audiovisual, que já possuem experiências na área da captação e trabalhos com projetos sociais.
Como doar o imposto de renda para projetos sociais no Paraná
É possível fazer a doação de duas maneiras: doação no ano-calendário, em que é feita agora e se ganha desconto no cálculo do Imposto de Renda do ano que vem, ou destinação na declaração, em que são encaminhados os valores sobre a renda do ano passado na hora de preencher a declaração do IRPF.
Além disso, é possível doar diretamente ao Fundo Estadual para a Infância e Adolescência ou, ainda, para iniciativas do Banco de Projetos.
*Com Agência Estadual de Notícias.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.