Economia
Cidade do Paraná abriga resquício de colisão de meteorito ocorrida há 120 milhões de anos

Cidade do Paraná abriga resquício de colisão de meteorito ocorrida há 120 milhões de anos

É possível visitar o marco-zero da cratera de 9,5 km de diâmetro

paranaportal - domingo, 18 de agosto de 2024 - 16:22

Resquícios da colisão de meteorito ocorrida há, pelo menos, 120 milhões de anos podem ser visitados na cidade de Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná. Com pouco mais de  23 mil habitantes, o pequeno município do interior fica a aproximadamente 400 km de Curitiba. 

A cratera de 9,5 km de diâmetro deixada pelo impacto do detrito que veio do espaço em alta velocidade fica no distrito de Vista Alegre. Motivo pelo qual passou a ser chamada de Cratera de Vista Alegre

Os visitantes podem acessar o marco zero, ou seja, o local exato onde o solo foi atingido dentro da Cratera de Impacto. O segundo atrativo é o mirante, construído no topo de um morro, de onde é possível ver o resultado da colisão, que mudou boa parte da geografia local e formou uma área semelhante a um vale.

A cratera foi descoberta por geólogos e pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por meio de imagens de satélite. 

Para tirar dúvidas ou marcar uma visita guiada à Cratera de Vista Alegre, é possível entrar em contato com a Prefeitura de Coronel Vivida, pelo número (46) 3232-8300.

LEIA TAMBÉM: Voepass: formação de gelo afeta aviões e pode causar acidentes

Além do interesse turístico, o local também atrai visitantes ligados a universidades e centros de estudos, graças ao interesse científico e cultural que envolve a história do impacto. 

Mas a Cratera de Vista Alegre não é o único atrativo de Coronel Vivida. Presenteado com uma natureza exuberante, o município tem mais de 200 cachoeiras catalogadas, das quais ao menos 25 estão disponíveis para visitação segura e fazem parte dos atrativos do turismo rural e ecoturismo da região. 

Somente o Recanto das Cachoeiras, por exemplo, abriga sete quedas d’água em um espaço com cerca de 60 hectares. O local tem, ainda, mais de cinco km de trilhas em mata nativa, tanques para pesca, restaurante, lagos próprios para banho, tirolesa, lona para escorregar, corda bamba, caiaque, balanços e estruturas para atividades de aventura.

cratera meteorito parana cachoeira
Uma das cachoeiras do local. (Foto: Divulgação)

O Recanto possui quiosques para alimentação, chalés, cabanas, pousada e uma área própria para camping. 

Como chegar: Siga pela saída da BR-158, que liga o município a Chopinzinho, pela Rodovia Mário Ceni. Após 1km, basta acessar a entrada à esquerda na Linha Giordani. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 9988-0751.

Compartilhe